quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIA DO RIO IPANEMA NA TELHA





DIA DO RIO IPANEMA NA TELHA
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de abril de 2014.
Crônica Nº 1.174


CAIR DE TARDE NO RIO SÃO FRANCISCO. Foto: Clerisvaldo.
Logo após a limpeza do lixo no rio Ipanema, através da Secretaria de Obras, onde a AGRIPA observava os trabalhos propostos, aconteceu novamente. A AGRIPA, representada pelos seus guardiões Clerisvaldo Braga das Chagas, Marcello Fausto, Cícero Ferreira (Ferreirinha) e Manoel Messias mais o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Carlos e a equipe de reportagem da TV Gazeta, desceram o rio Ipanema em direção ao povoado Telha, o lugar mais fantástico dos 220 km do rio.
Como havia chovido bastante na região de Batalha, a paisagem havia mudado completamente, o verde e seus matizes dominavam o mundo.
Fomos encontrar o cenário do povoado Telha (a alguns quilômetros de Belo Monte) dominado pelo verdume e as águas do rio Ipanema ainda escorrendo e murmurando naquela paisagem surrealista. Diferente do ambiente crestado da última vez, ouvíamos cantos de pássaros, o estridular da cigarra nas árvores entre a imensidão de arbustos e cactáceas e o coaxar dos sapos, embaixo, na corrente do abismo.
Aquele cenário incrível foi o escolhido pela reportagem da TV Gazeta para entrevistar o escritor Símbolo de Santana do Ipanema, Clerisvaldo B. Chagas, sobre o livro “Ipanema, um rio macho”. Escolhida também a parte fechada da caatinga para a vez do escritor Marcello Fausto, sobre o livro “Lampião em Alagoas”, elaborado em parceria.
CLERISVALDO E FERREIRINHA. Foto: Manoel Messias.
Todos disseram à reportagem sobre as impressões causadas por aquele lugar e seguiram rumo ao povoado Barra do Panema, ainda no município de Belo Monte, abaixo da sede cerca de três quilômetros.
A equipe da TV queria corrigir um problema técnico surgido na última reportagem e assim foi feito.  Novamente foi escalado o morro defronte à foz do rio Ipanema (morro de N.S. dos Prazeres).
A reportagem para o programa Terra e Mar foi encerrada com as palavras do autor do livro “Ipanema um rio macho”, falando sobre os últimos momentos da longa viagem do rio Ipanema. No cais improvisado do morro, o barco balançava-se nas mansas águas a seus pés.
MANOEL MESSIAS, FERREIRINHA, LUIZ CARLOS. Foto: Clerisvaldo.
E como não podia deixar de ser, numa equipe cheia de cantores, compositores e poetas, a excursão animou, por último, as barracas do rio São Francisco e as águas espelhadas do “Velho Chico”, com zabumba, triângulo, pandeiro, viola e ânimos dos cantores forrozeiro Manoel Messias e Ferreirinha. AGRIPA TRABALHA, AGRIPA COMEMORA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/dia-do-rio-ipanema-na-telha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário