terça-feira, 15 de abril de 2014

E AGORA, HAMURABI?



E AGORA, HAMURABI?
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de abril de 2014
Crônica Nº 1169

Diante da situação em que estamos vivendo, principalmente no Brasil, vem à mente a História Geral e um esforçado professor da minha terra. Costumava o professor falar sobre o Código de Hamurabi, personagem que governou o I Império Babilônico. Foi esse o primeiro conjunto de leis escritas dos povos do Oriente. Aconteceu que em 1902, pesquisadores encontraram no Irã, restos de um monumento de pedra em que estava escrito o Código de Hamurabi. Claro que essa descoberta veio acompanhada de diversas informações sobre os povos da Mesopotâmia, suas leis, modo de vida, hábitos e mesmo atividades do trabalho. Podemos, então, notar algumas leis do Código de Hamurabi e fazer um comparativo entre os tempos chamados bárbaros e o civilizado de hoje, cujas páginas da Imprensa brasileira estão cobertas de sangue:
Ø  Se o homem cegou o olho de um homem livre, seu próprio será cego.
Ø  Se cegou o olho de um escravo ou quebrou-lhe um osso, pagará metade do seu valor.
Ø  Se uma taberneira, em cuja casa se reuniram malfeitores, não prendeu esse malfeitores e não os conduziu ao palácio: essa taberneira será morta.
Ø  Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem de sua categoria, os seus próprios dentes serão arrancados.
Ø  Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.
Ø  Se um filho bateu em seu pai, cortarão sua mão.
Ø  Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.
Ø  Se causou a morte do filho do dono da casa: matarão o filho desse construtor.
Ø  Se causou a morte de um escravo do dono da casa: ele dará ao dono da casa um escravo equivalente.
Ø  Se causou a perda de bens móveis: compensarão tudo que fez perder. Além disso, porque não fortificou a casa que construiu e ela caiu, deverá reconstruir a casa que caiu com seus próprios recursos.
Diante do que vimos, qual a sua opinião? E se o dirigente babilônico voltasse à vida no Brasil, estudasse a violência e a impunidade, o que diria? Talvez só quem pudesse responder fosse o próprio reencarnado, não é isso, compadre? E AGORA HAMURABI?

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/e-agora-hamurabi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário