quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

FLORO SERÁ REEDITADO



FLORO SERÁ REEDITADO
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2015
Crônica Nº 1.346

Ontem tive o prazer de receber em casa o jovem Victor Carneiro Pascoal. O estudante pretende elaborar o seu TCC em cima da biografia de Floro Gomes Novais, que dominou as páginas da Imprensa por cerca de vinte anos. Universitário da UFAL, em Maceió, Victor chegou acompanhado do filho do nosso amigo Brás, de Olivença, major Herófilo Pantaleão Ferro.
Não pensei que o livro “Floro Gomes Novais, Herói ou Bandido?” Fosse fazer tanto sucesso na atualidade, após 30 anos do seu lançamento. A procura tem sido maior por escritores, pesquisadores e pessoas do ramo de Direito. Existe do mundo dessas pessoas, uma espécie de cobrança/pressão visando reeditar a obra. Eu vinha recusando a reedição por motivo de não ser fã de escrever sobre violência real, embora tenha sido levado pelas circunstâncias e ter escrito em parceria também Lampião em Alagoas e, sozinho, Maria Bonita, a Deusa das Caatingas (este, inédito ainda).
Após a conversa com o jovem Victor, pensei pela primeira vez em reeditar o livro; uma segunda edição, na íntegra, apenas com melhor identificação da obra, exibição de registro, autorização, editora, data, coisas que os pesquisadores muito bem conhecem.
Isento de qualquer outra pretensão, embora o livro tenha fama nacional, vamos reeditar a obra unicamente para servir a essa demanda pesquisadora do homem que procurou fazer justiça pelas próprias mãos. Parece até a saga de outro vingador em folheto da minha autoria, episódio histórico de Santana do Ipanema: “A Igrejinha das Tocaias, sua estória”, escrita em versos e único registro sobre o tema.
Após o exposto, vamos aguardar a elaboração dos seis livros anunciados. Estou providenciando. Após o lançamento dos seis livros, partiremos para a reedição de “Floro Gomes Novais”, talvez em pequena quantidade e como encomendas.
Aguardemos, pois.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/01/floro-sera-reeditado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário