terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O CANTO DO GALO



O CANTO DO GALO
Clerisvaldo B. Chagas, 06 de janeiro de 2015
Crônica Nº 1.339

Foto: (Wikipédia)
Acordo madrugada e ouço o cantar do Gallus gallus, o macho da galinha. Tenho simpatia pelo rei dos terreiros e o cavalo, os animais representantes da elegância no mundo. Sei perfeitamente que o galo é territorialista. Cercado de mulheres, digo, de galinhas por todos os lados leva boa vida e desembaraçada.
Esses animais cantam de madrugada, entre três e cinco horas, para demarcar território. O canto pelo dia é de imposição contra seus semelhantes e, o do amanhecer é para afastar seus desafiantes e prevenir as madamas de penas que continua vivo, firme e forte.
Quando o danado ouve o canto de algum rival às pequenas ou grandes distâncias, canta também como quem diz: “Eu estou por aqui”. Isso vai formando um círculo de cantos que envolvem os galos ouvintes dos arredores.
Cada sertanejo, principalmente, define o canto do galo ao seu modo, tanto pela noite quanto pelo dia. O seu cantar saudoso nos quintais das cidades, lembra a vida da fazenda, da roça, das paisagens bucólicas do campo. Mas o galo não abre à garganta somente para suas fêmeas e possíveis adversários. É um profeta do bem que anuncia o novo dia, a luz da esperança nos corações angustiados. As noites, representadas como fases difíceis dos seres humanos que esquecem à bondade divina, têm nesse pequeno animal a lembrança da fé esquecida, que abraça que alumia e cura.
O canto do galo é saudoso, belo e harmônico. Dentro do seu modo de ser é valente e poético. Enquanto os patrões estão debaixo dos lençóis, o cantor e poeta confunde-se com a madrugada, sobe na estaca, no galho da árvore, na cumeeira do paiol e anuncia  o porvir, a luz, a esperança, o remédio para as dores no raiar contínuo de Deus.
Tomo meu cafezinho madrugada, quase cinco horas da manhã e vou tentando ouvir o guardião da fé, para voltar ao cochilo das primeiras horas.
Abençoada seja a mensagem dos quintais, quem sabe se não é hoje o início da mudança com o CANTO DO GALO.





.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/01/o-canto-do-galo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário