quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

URUBU-REI



URUBU-REI
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de janeiro de 2014
Crônica Nº 1340

No Sertão sempre observamos os urubus no céu, cujos movimentos possuem vários significados. Um deles é a agitação do bando inteiro em fins de tarde em movimento intenso e giratório. Um belo espetáculo. Interpretamos com a certeza absoluta: “Vai chover forte”. Urubu voando muito alto, isoladamente, continuará tempo firme. Alguns urubus voando em círculo e descendo, animal ou gente morta na área.
O Sarcoramphus papa, ou simplesmente urubu-rei é diferente dos outros urubus pretos. Tem cabeça e pescoço nus, pintados de vermelho, amarelo e alaranjado.
Ele é o maior urubu de todos e também o mais colorido. O interessante é que o bicho assemelha-se ao leão nas savanas, no modo de agir. Tem um prestígio imenso em relação aos outros urubus comuns. O seu bico é muito forte, fazendo com ele consiga abrir as partes mais difíceis do alimento, coisa que os outros urubus não conseguem. Quando morre um cavalo ou um boi, por exemplo, jogados ao tempo, os urubus comuns ficam em redor do animal morto aguardando a chegada do rei. Ele chega triunfal, como o leão, abre a carcaça com seu possante bico, retira sua parte e, somente depois os súditos encostam para o nauseabundo almoço.
Quando o urubu-rei batalha e não consegue carniça, aguarda que os outros, comuns, achem-na para si. Esses outros jamais disputam com ele o alimento, aguardam pacientemente que o bicho maior se satisfaça, para comer depois os seus restos.
O urubu-rei não come apenas a carniça, mas também animais agonizantes, isto é, alimenta-se ainda de carne fresca.
A vitrina imensa e aberta do Sertão é fonte de pesquisas sem fim e aprendizados constantes.
E se formos pensando que os humans são diferentes dos bichos, estaremos enganados. É só olharmos em torno e analisarmos outros quadros além do político.
Muita gente mata e morre com ambição desmedida para se tornar URUBU-REI.











Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/01/urubu-rei_87.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário