segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PRINCIPAIS CHAPADAS DO BRASIL




PRINCIPAIS CHAPADAS DO BRASIL
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.005

CHAPADA DIAMANTINA.
Aproveitamos a matéria do Globo Repórter, exibida na semana passada, sobre a incrível Chapada Diamantina, para informar mais um pouco aos nossos leitores. Aliás, a reportagem apresentada com muita competência, mostra as belezas naturais que inúmeros brasileiros desconhecem.  E entre as cidades mostradas, surgiu uma das mais antigas do Brasil, chamada Rio de Contas. Foi de lá que veio um dos fundadores de Santana do Ipanema, descendente de português, Martinho Rodrigues Gaia.
Para a Geografia, chapada, é uma área de terras consideráveis, situada a certa altitude, cujo topo é relativamente plano, limitada por nítidas rupturas de declive, formando às vezes escarpas abruptas.
No Brasil temos cinco principais chapadas, localizadas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. São elas: Chapada das Mesas (Maranhão), Chapada do Araripe (Ceará, Pernambuco, Piauí), Chapada Diamantina (Bahia), Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Chapada dos Veadeiros (Goiás).
O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005. Vegetação de cerrado. Abriga 89 cachoeiras e mais de quatrocentas nascentes
De água cristalina. Possui sítio arqueológico.
Chapada do Araripe (Rio das Araras). Abriga uma floresta nacional, uma área de proteção ambiental e um geoparque. Já foram catalogados 290 espécies de aves, além de répteis, insetos e mamíferos. É também sítio arqueológico e fica nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
Chapada Diamantina. A maior de todas, convertida em parque nacional em 1985. Situada na Bahia.
Chapada dos Guimarães (Mato Grosso). Município brasileiro com parque nacional do mesmo nome. Possui 46 sítios arqueológicos, 2 sítios paleontológicos, 59 nascentes e 487 cachoeiras.
Chapada dos Veadeiros (Goiás). O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi Criado em 1961. Possui inúmeras atrações.
(o autor também é especialista em Geo-História).
(A foto e as informações foram extraídas do Blogdeescalada.com).










Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/11/principais-chapadas-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário