domingo, 25 de novembro de 2018

ALVÍSSARAS, ALAGOAS


ALVÍSSARAS, ALAGOAS
Clerisvaldo B. Chagas, 26 de novembro de 2018
Escritor símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.014

Novamente a notícia faz vibrar positivamente o nosso estado. As alvíssaras foram divulgadas pelo jornalista Edvaldo Júnior, no último dia 20. Alagoas poderá ganhar 3.000 empregos indiretos com implantação da indústria de mandioca paranaense, Amafil, em território de Teotônio Vilela, região do Agreste. Seria a oitava fábrica do grupo e localizada no recente Polo Industrial Governador Eduardo Campos, em Teotônio. A região de Arapiraca que quase deixa de plantar fumo dedicou-se ao cultivo da mandioca que predomina atualmente no Agreste e já invade a zona canavieira, como primeira opção, à cana-de-açúcar, em crise. Somente nessa grande região Agrestina, estão plantados mais de 30 mil hectares do produto.
Novas oportunidades surgirão com esse investimento de 20 milhões, incentivos fiscais do Prodesin e apoio da Sedatur. A área é calculada em 200 hectares, cuja Amafil ocupará 16 do total. A fábrica poderá processar 300 toneladas/dia e precisará de uma área plantada de cerca de 10.000 hectares. No Agreste a tonelada já chegou a 500 e 700,00, mas está no preço de 230,00. Com a nova fábrica a expectativa é que a tonelada do produto selecionado chegue aos 400,00. Toda a produção será aproveitada no próprio solo alagoano, uma vez que, atualmente, estar indo para Sergipe e Pernambuco a preço baixo. Nesse momento de crise geral, ganhar 3.000 mil empregos no Agreste, reforça a economia e a esperança de melhores dias na região e no estado como um todo.
 O município de Teotônio Vilela, não fica longe de Arapiraca. Acha-se a 156 metros de altitude e a 101 km de distância da capital. Possui, aproximadamente, 45.000 habitantes e possui usina canavieira. Sua padroeira é Nossa Senhora de Guadalupe e o seu gentílico é vilelense.
Não é somente o município de Teotônio Vilela que será amplamente beneficiado, mas também todo o Agreste alagoano, que gira em torno da maior cidade do interior, Arapiraca. Assim Alagoas vai diversificando sua economia.  Os antigos canaviais vão perdendo terreno para a cultura do eucalipto, da mandioca, soja e frutas tropicais.
Notícia melhor, somente outras parecida.
Fui.

  






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/11/alvissaras-alagoas_25.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário