segunda-feira, 26 de novembro de 2018

CSA, UMA CONQUISTA



CSA, UMA CONQUISTA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.015
O céu azul de Alagoas despejou a sua cor em todo o estado, no último sábado. Depois de uma peleja intensa de mais de trinta anos, finalmente o “Azulão do Mutange” – CSA – conseguiu alcançar a série A, elite do futebol brasileiro. Grandes vibrações e euforia tomaram conta de Maceió, quando os torcedores azulinos foram recepcionar o time do coração, no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Não havia somente torcedor da capital, mas gente de todos os recantos, torcedores e admiradores do time do bairro, região lagunar de Maceió. A multidão eufórica lotou o aeroporto e imediações para recepcionar os heróis do grande feito acontecido no Rio Grande do Sul. O reconhecimento pelo esforço azulino repercutiu maciçamente em todo o território alagoano.
Maceió, cidade que ultrapassou um milhão de habitantes, precisava acirradamente de uma representação futebolística à altura. Não havia mais consolo de representações nordestinas de Salvador, Recife e Fortaleza. Maceió, com os perfis dos times tradicionais como CSA e CRB, adversários nos embates estaduais, precisava desesperadamente sair do regionalismo e mostrar o seu peso para Brasil. O importante é que Alagoas vai ser bem representado. Enquanto o Centro Sportivo Alagoano conseguiu a façanha da promoção, o Clube Regatas Brasil, também fez a sua parte, sem tombar da série B. Assim podemos apreciar jogos diferentes em altos níveis que acontecerão no estado em 2019.
A cor azul da agremiação vem desde os tempos dos antigos pastoris que representavam disputas na cor azul e encarnada. O CSA foi fundado no dia 7 de setembro de 1913 por um grupo de esportistas. Seu nome inicial foi Centro Sportivo Sete de Setembro. Depois transferiu o título para Centro Sportivo Floriano Peixoto. Somente em 1918, passou a utilizar o nome atual e assim ficou conhecido nacionalmente. O CSA é considerado um time do povo, o mais popular de Alagoas. Com a conquista para a Classe A do futebol brasileiro, sua direção promete fazê-lo um dos dez maiores clubes do Brasil e colocá-lo na  Libertadores. O clube segue um planejamento desde a Classe D até chegar aonde chegou.
Parabéns CSA, parabéns a toda NAÇÃO ALAGOANA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/11/csa-uma-conquista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário