segunda-feira, 15 de abril de 2019

AS LAPADAS DO CAMALEÃO

AS LAPADAS DO CAMALEÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.092
 
MACACO-PREGO (REPRODUÇÃO).
Entre os anos 60 e 70, havia bom número de engraxates na praça da Matriz, em Santana do Ipanema, profissionais hoje em extinção. Uma algarobeira foi plantada no centro da praça, cresceu bastante e dava proteção aos engraxates. Primeiro surgiu, não se sabe como, um macaco-prego que passou a fazer morada no pé de algaroba. Chamava atenção de todos os passantes, crianças, velhos e adultos. Os engraxates passaram a alimentá-lo, com ajuda do comércio local. Mas o macaco-prego logo desapareceu tão misteriosamente quanto chegara. Tomando o lugar do símio, surgiu também do nada, um camaleão que, apesar de não fazer macaquices, tornou-se a atração da Praça Cel. Manoel Rodrigues da Rocha.
Ora, assistindo a um vídeo no Face, vimos que um camaleão havia mordido um dos dois homens que o capturaram. Um terceiro cidadão, nativo e experiente, mandava que o homem mordido, tomasse um melhoral, dissolvesse outro e passasse no local da mordida, caso contrário seria fatal. “Esse bicho é venenoso, briga e vence a cobra. Nem quero negócio com ele. Corra e vá para a cidade comprar o melhoral”. Camaleão são répteis da família chamaeleonidae e incluem cerca de 195 espécies. Elas estão na África, Ásia, sul da Europa, Brasil, Espanha e Portugal. O que nos surpreendeu foi a experiência do nativo e o perigo que para nós, o pacato camaleão representava. Além da mordida do bicho, um dos cidadãos estava repleto de lapadas levadas da cauda longa do animal.
Sabíamos das brigas que o teíu, tejo, tiú, tem com as cobras venenosas. O tiú sempre vence e, quando é mordido, corre para mato e morde um tipo de batata, antídoto, e volta à batalha com a serpente. Mas, como dizia os mais velhos, “é morrendo e aprendendo”. Por fim, “melhor não mexer no que está quieto”, diz o velho ditado.
Em Santana do Ipanema, o camaleão também anoiteceu e não amanheceu igualzinho ao macaco-prego. Se precisasse havia várias farmácias perto como a Vera Cruz, para vender melhoral, mas cadê o nativo para receitar?
Na ignorância, compadre, “teje” quieto!


                                                                                                                                         


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/04/as-lapadas-do-camaleao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário