segunda-feira, 8 de abril de 2019

BUCHADA DE BODE


BUCHADA NO BUCHO
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.087
BUCHADA. (Foto: Cyberccok.com.br.buchada-de-bode).

Já dizia o forrozeiro alagoano Jacinto Silva:

“Eu faço uma buchada
De bucho de bode
   Que o sujeito come tanto
   Que mela o bigode”.

Comida grosseira do Nordeste de miúdos de bode ou de carneiro, cozidos em pedaços de buchos cosidos do próprio animal. Antiga iguaria dos sertões que também faz sucesso nas capitais nordestinas e nas feiras do Sudeste. No sertão, anda-se léguas a pé para se comer uma buchada. Segue-se o ditado sertanejo: “buchada só presta com cachaça”. Em toda família do sertão sempre tem um especialista no assunto que pode ser homem ou mulher. Na minha terra, Santana do Ipanema, sempre se sucederam mestres e mestras que adquiriram fama na arte. Alguns anos passados o ponto de referência da buchada no município, era o restaurante da Dona Neguinha no sítio da região serrana de Camoxinga dos Teodósio.
Mas há quem não goste de buchada, como o saudoso Diógenes Medeiros: “Quem tiver suas buchadas que soque no c...”. Os traumatizados com um prato mal feito passam a odiá-la mesmo. Não foi à toa que fomos prestigiar um amigo que havia aberto um bar no centro da cidade. Pense na alegria do encontro! Mas quando a buchada foi posta à mesa, comadre, não ficou um só da nossa turma. São essas coisas que acontecem com quem se mete a fazer o que não sabe. Em nossas andanças por Garanhuns, descobrimos um ponto que fazia o que chamamos de “cheio”, da buchada. Embora amarelada, diferente das do nosso sertão, mandava bem no sabor e vendia bastante para viajantes.
E durante o nosso Curso de Especialista em Geo-História, estávamos receosos da dureza de certo professor. Descobrimos, porém, que ele gostava de beber. Conseguimos arrastá-lo para a buchada de Dona Neguinha, na Camoxinga dos Teodósio e “matamos o professor a cacete”. Salvos pela buchada!
Ultimamente um amigo de 80 anos dizia diante da famosa: “É um absurdo, se comer uma comida dessas!”. Se é absurdo nem sei... Mas pergunto aos santanenses: qual é o novo Point da buchada em Santana do Ipanema?


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/04/buchada-de-bode.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário