terça-feira, 30 de abril de 2019

PONTE DO URUBU (II)



PONTE DO URUBU (II)
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de maio de 2019
 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.102
 Na crônica de ontem, mostramos o maravilhoso trabalho realizado na área da Ponte do Urubu. Pois bem, agora mostramos – como geógrafo e santanense – o que mais falta para complementar à obra do prefeito Isnaldo Bulhões. Ontem dissemos duas coisas: o asfalto no entorno e o plantio de 500 árvores no ambiente. Nada mais fácil.
No entorno da obra realizada escorre o riacho Camoxinga. Este possui uma passagem molhada sobre o riacho, a montante, que liga por dentro o Bairro Camoxinga ao Bairro Artur Moraes. Um pouco mais abaixo, a famigerada Ponte do Urubu. No trecho de aproximadamente 500 metros, o riacho Camoxinga construiu com o remanso do rio Ipanema e seu represamento toda a área que estamos falando. Formou-se ali uma pequena planície de areia fina e preta compactada, cerca de 15 metros de altura. Para ter acesso ao rio Ipanema, após a parte obstruída, o próprio riacho Camoxinga teve de escavar uma ravina que vai da passagem molhada até a sua foz. Hoje esse trecho serve de esgoto a céu aberto e de lixeira com direito a tudo. A situação piora por ser área complemento das feiras semanais.
O que precisa ser feito, então? Primeiro, uma ponte de vergonha no lugar da passagem molhada. Segundo, Muro de arrimo em ambas às margens do Camoxinga desde a passagem molhada, passando pela Ponte do Urubu, até a sua foz. Isso transformaria o trecho em canal, semelhante ao riacho Salgadinho de Maceió. Terceiro, duas opções para o canal depois de feito: deixá-lo sem cobertura ou cobri-lo. Sem cobertura o futuro canal ficaria a mercê de novo entulhamento com a areia marginal e o lixo incrível jogado no leito, além da fedentina dos esgotos e fossas que ali despejam. A opção de cobertura teria que ter um sistema de filtro antes da passagem molhada.
Estão aí às sugestões levantadas na área que enquanto não forem realizadas, a beleza da obra construída não será capaz de finalizar a repetição das multidões de Ponte do Urubu.
Mais uma vez (sem puxar saco de ninguém – expediente ridículo) parabenizo o arrojado e belo empreendimento do gestor Isnaldo Bulhões.
Quanto à continuação dos trabalhos que atenda o sugerido acima, somente o prefeito saberá responder.
(FOTOS: B. CHAGAS).

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/04/ponte-do-urubu-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário