quarta-feira, 3 de abril de 2019

FUMANDO ASTÓRIA

FUMANDO ASTÓRIA
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.084
 
(ilustração: FÉLIX CONRADO).
A campanha contra o fumo através de décadas, bem que surtiu efeito. Dificilmente encontramos fumantes por onde andamos. Em nossa escola mesmo, não existe funcionário fumante e nem aluno, bem assim é na rua e em outros lugares públicos ou privados. Até mesmo os pontos que vendem cigarros foram reduzidos e quem fuma anda bastante para encontrá-los. Poderíamos até formar uma lista de conhecidos que se foram com enfartes fulminantes. Mesmo assim ainda existem os persistentes que não pretendem nunca largar o vício. Uns dizem até que se conselho fosse bom seria vendido. E assim, o usuário do tabaco sempre encontra uma resposta, segundo ele, inteligente para os incomodados com as manias alheias.
Conhecemos vários que já partiram, que só gastavam fósforo no primeiro cigarro do dia. Nunca foram vistos sem o cotoco fumarento na boca. A sequência diária era realizada no ato de acender, com a própria “beata” ou “bituca”. Vimos um colega fumante comprar de uma vez duas carteiras de cigarros, naquele tempo, o Continental e o Astória. Sabendo que o Continental seria para a classe A, o Astória, mais grosseiro e mais barato, para as demais classes, veio à resposta sem indagação: “Uso o Continental escondido no bolso da calça. Deixo à mostra no bolso da camisa o cigarro Astória para o viciado pedinte: só tem desse, serve?”. O “se midão” nunca era rejeitado, pois, “de graça, até injeção na testa”, dizem os aproveitadores.
E no lugar do fumo normal, outras coisas aparecem. Aí diz o cantor malandro: “Vou apertar/ mas não vou acender agora...”. Ô mundo “véi” perdido! Ouvíamos no Ginásio Santana, o juiz e diretor Dr. João Yoyô Filho (grande homem e homem grande), baixar a voz e pedir: “Tem um cigarro aí?”. E lá em Santana do Ipanema, o vendedor de cigarros Seu Audálio, não parava de vender cigarros no oitão do Museu de Artes Darras Noya. Ah, mesmo assim temos vontade vez em quando, de experimentar o bicho. Será que ele acalma mesmo e distrai como afirmam? Mas se a tentação é grande, na dúvida é melhor não ultrapassar.
Tem um Astória, aí?

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/04/fumando-astoria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário