domingo, 11 de agosto de 2019

COSTA REGO E O CANGAÇO


COSTA REGO E O CANGAÇO
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.160

COSTA REGO. (Foto: históriadealagoas.com.br).
          Pedro da Costa Rego foi brilhante jornalista alagoano e filho do Pilar. Foi deputado federal, secretário de estado e governou Alagoas de 6 de 1924 a 7 de 1928. Duro e polêmico pegou uma época difícil e de muita violência no estado. Os chefes políticos andavam cheios de capangas, sendo constantes as repercussões de mortes. Costa Rego mandou desarmar e prender muitos desses políticos e famosos bandidos das capangadas. Levou a sério o combate ao jogo do bicho, agindo com mão de ferro. Além disso, ladrões de cavalos e desordeiros foram bastante perseguidos no seu governo. No início do seu mandato, Virgulino Ferreira começava a espalhar a fama de Lampião. O combate ao cangaço também foi uma das suas prioridades governamentais.
Por algumas passagens da história, vemos um governador nervoso, duro, polêmico e de poucos diálogos. Foi acusado de desarmar a população que ficava assim, indefesa contra as ações de cangaceiros. Desacreditando ainda da fama e do poder de Virgulino Ferreira, respondeu duramente aos prefeitos que pediam socorro contra os bandoleiros, indagando quantos Lampiões havia. Mesmo assim, chegou a percorrer terras sertanejas vendo de perto estragos praticados pela caterva. Esteve em Olho d’Água das Flores após a passagem desastrada de Lampião por ali. Apesar da falta de melhores estratégias de combate ao cangaço, ficou famoso e passou a ser decantado por repentistas, mestres de reisado e emboladores.
     No combate ao jogo do bicho, o poeta Chico Nunes, de Palmeira dos Índios, perdeu seu emprego de cambista. O governante fez por merecer presencialmente a seguinte estrofe do repentista:
 Existe um governadô
Que se chama Costa Rego,      
Que tomou o meu emprego      
Porque o jogo acabou,
Isso me desmantelou,
Pois o destino assim quis.
A sorte me contradiz.
Eu fiquei desmantelado.
Largue de ser desgraçado
Seu Costa Rego infeliz”.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/08/costa-rego-e-o-cangaco_11.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário