quinta-feira, 22 de agosto de 2019

LAMPIÃO NO RIACHO GRANDE


LAMPIÃO NO RIACHO GRANDE
Clerisvaldo B. Chagas, 22/23 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.168

Martiniano Cavalcante Wanderley, boiadeiro em Riacho Grande (atual Senador Rui Palmeira, AL) recebeu uma carta de Lampião pedindo três contos de réis. Recusou enviar. Partiu para Santana do Ipanema onde comunicou o fato ao, então, major Lucena. O major sugeriu comprar armas e balas para enfrentar o bandido. Martiniano nem fez uma coisa nem outra. Certa feita, em Viçosa, contando o caso para amigos, foi aconselhado pelo coronel Eduardo Maia que enviasse o dinheiro pedido e ficasse calado “pois Lampião era filho da besta–fera”. O boiadeiro não seguiu o conselho.
Aproveitando o bom inverno, Lampião chegou de repente à casa do vaqueiro Leandro Xixiu, com mais de setenta homens.   Pediu comida e, depois de comerem, era para o vaqueiro mostrar no Riacho Grande onde ficava a casa de Martiniano Cavalcante Wanderley e seu sogro José Wanderley. Escalado para buscar água num barreiro, Xixiu terminou fugindo e foi avisar os Wanderley no povoado Riacho Grande. Os avisados caíram fora com a família. Lampião chegou à casa dos Wanderley, encontrando apenas o vaqueiro Pedro Breba que servia de boi de piranha. Depois de o bando se fartar com tanta comida deixada, Lampião ainda deu uns safanões em Pedro Breba pelas suas mentiras. Depois mandou tocar fogo nas casas dos Wanderley e na tapera de Pedro Breba, que revoltado chamou Lampião de “fio de uma égua”. O bandido, sacando a parabélum matou o fiel vaqueiro.
Os Wanderley passaram a morar em Santana do Ipanema, porém, Martiniano continuou atravessando os sertões comprando garrotes e levando para a zona da Mata. Recebendo um alerta de coiteiro amigo que quase era pego ao comprar uma boiada na fazenda de Antônio Caixeiro, Sergipe, dessa vez resolveu aceitar. Mudou-se para Palmeira dos Índios onde permaneceu e ainda mais progrediu. Martiniano viveu mais de oitenta anos. Não se sabe o que ele fez pela família do vaqueiro Pedro Breba. Mas, como era muito “mão de vaca”, a única coisa que fez pelo vaqueiro Leandro Xixiu, que lhe salvou a vida, foi riscar um resto de dívida com juros, calculada em que cinco contos que o vaqueiro não conseguia pagar.
CHAGAS, Clerisvaldo B. & FAUSTO, Marcello. Lampião em Alagoas. Grafmarques, Maceió, 2012. Págs. 143-144.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/08/lampiao-no-riacho-grande.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário