quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O PÃO E O QUEIJO

O PÃO E O QUEIJO
Clerisvaldo B. Chagas, 8/9 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.159

Nada como café com queijo nas fazendas do Sertão. Mas as fazendas que produzem o leite também gostam de criar o porco aproveitando o soro do leite para engordá-lo e passar nos cobres. O costume é antigo e não havia fiscalização alguma, podendo o criador fazer o que bem entendesse. No Sertão alagoano fabricam-se dois tipos de queijos, no geral, o de coalho e o de fogo, também chamado de queijo de manteiga. A maioria, nas condições rudes em tudo. Usa-se lenha da caatinga numa ajuda a mais no desbaste da flora nativa. As pocilgas ou os currais ficam muito perto do fabrico e o que se junta de moscas é um absurdo. O produto é vendido em feiras livres, mercadinhos e bodegas da região. O queijo de manteiga usa fogo, o de coalho não.
De uns tempos para cá, a fiscalização e a orientação têm sido intensas, visando à higiene dos produtos fabricados. É claro que ainda existe resistência aos tempos modernos. Vez em quando saem notícias de multas, interdição de fabriquetas e mais. No caso do queijo de manteiga, também tem fraude, segundo os conhecedores do assunto. Ao invés da manteiga, o mal intencionado coloca óleo industrializado, repassando a mercadoria como de primeira qualidade. Não se concebe mais esse tipo de coisa na brincadeira com a saúde humana. É necessária mesmo a fiscalização na saúde e no meio ambiente. A conscientização ainda está muito distante do trapaceiro.
Assim como sentimos orgulho em termos o melhor aeroporto do Nordeste e o quinto do País, também nos orgulhamos do nosso queijo de coalho, em nova dimensão. Fiscalizado, bem embalado e o com selo alusivo, procura o reconhecimento como queijo alagoano, assim como o de Minas Gerais.
Sobre o vaqueiro nordestino:

“Ela pergunta meu bem
Você quer café com queijo?
Ele responde sorrindo
Eu quero é lhe dá um beijo”.

Ê vida de gado...

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/08/o-pao-e-o-queijo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário