segunda-feira, 19 de agosto de 2019

OS PONTOS DAS PONTES


OS PONTOS DAS PONTES
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.165

 RAVINA SOB A PONTE  DO RIACHO JOÃO GOMES. (FOTO: B. CHAGAS).
O trânsito de automóveis se expandiu muito no mundo e inúmeras passagens, pontes e viadutos não acompanharam a modernidade. Muitas são bem feitas, garantidas, mas se tornaram estreitas mais tarde e deixaram de priorizar o pedestre. Em Alagoas temos a ponte sobre o riacho Traipu e a de Dois Riachos, antigas, substituídas e convivendo ao lado das mais novas, como história de museu vivo. Em Santana do Ipanema, temos a ponte Cônego Bulhões, General Batista Tubino, Barragem e do Aterro. A do aterro recentemente ganhou pequena passarela em ambos os lados. Ponte curta sobre o riacho Camoxinga, extremamente perigosa, desafoga o trânsito central pela BR-316. A Cônego Bulhões em pleno Comércio, já foi ampliada e continua estreita, formando um funil para o trânsito.
A Ponte General Batista Tubino, em pleno comércio, possui passarelas estreitas e nem sempre um pedestre passa pelo outro sem descer para a pista perigosa. Além disso, sua murada não tem altura de segurança. Assim como o antigo Edifício Breda em Maceió, a ponte sempre aumenta a estatística de suicídio, da murada baixa às pedras do leito do rio Ipanema. A ponte da Barragem, na BR-316, tem as mesmas características da primeira, um ponto defeituoso do século XXI. Dizem os políticos, que não falta dinheiro, falta projeto. Assim os pedestres vão enfrentando automóveis e carretas numa ponte longa, estreitíssima, que mete medo.
Existe também a ponte sobre o riacho João Gomes, cujas passagens de pedestres têm a altura das canelas. Foi muito difícil pesquisar e fotografar o riacho, pelo trânsito intenso na rodovia. É passar correndo pelo seu leito, antes do próximo veículo que vem embalado. As margens do riacho são rigorosamente cercadas de arame farpado e que não há oportunidade de pesquisas por ali.
Quem diria! Tanta espera para se construir uma ponte e quando vem é para assustar os caminhantes.
Mesmo assim vê-se lixo ensacado, em baixo, jogado do alto. E olhe que o lugar é área de reserva ambiental.
Chega de pontes por hoje.
                                                                        

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/08/os-pontos-das-pontes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário