sexta-feira, 4 de outubro de 2019

DAMA


DAMA
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.193
 
LADEIRA DO BRITO/MACEÓ. (FOTO: B. CHAGAS).
Estava ali o tabuleiro. Um preto e um branco com feições de ex-policial, diante das pedras. Lembrei-me do meu tempo de damista e me aproximei do jogo. Os homens estavam tão sérios que parecia partida de campeonato. Pensavam mais de que em jogo de xadrez. Passei a vista no tabuleiro e notei o equilíbrio da partida. Fui buscar na memória uma partida de dama realizada em Ouro Branco, alto sertão de Alagoas. Ali, perdi de 2 x 0 mais um empate para um ex-vice-campeão do estado. Quando? Ah!... Três décadas atrás, aproximadamente. Também a há decênios sem mexer mais nesse jogo tão gostoso, nada disse. Dizer o quê? As duas estátuas nem davam ousadia! Balancei a cabeça tal meu antigo professor de Geografia, Alberto Agra e me afastei da Ladeira do Brito.
Lá na frente ainda saí pensando nesse jogo de 4.000 anos quando os faraós se divertiam. Mas foi com o mecânico de automóvel Cícero de Ambrosina e o técnico em geladeiras, Walter Pinto que desenvolvi os jogos firo e dama. Exímios jogadores, ambos já partiram deixando grande vazio no Bairro São Pedro, onde o Walter também era o maior marcador de quadrilha junina. Não surgindo mais adversários, deixei de uma vez por todas o tabuleiro do lazer. Muitas escolas adotam no currículo dama e xadrez para ajudar no desenvolvimento mental dos seus alunos. E como “a corda puxa a caçamba”, lembro-me da visita do, então, campeão de dama de Alagoas, Miguel Cavalcante, ao Ginásio Santana, em Santana do Ipanema, onde ministrou palestra sobre o tema. Eu era um dos estudantes do Curso Secundário ou Ginasial.
Veja o que diz a Gazeta de Alagoas em 2013, íntegra:
“Miguel Cavalcante tem cerca de 57 anos de dedicação ao jogo de damas e, desde 1975, quando passou a residir no Rio de Janeiro, resolveu dedicar-se também ao tabuleiro de 100 casas, conseguindo arrebatar os títulos de campeão carioca (1987 e 1989) e de campeão brasileiro, formando dupla com João Batista Ribeiro (1987), no Espírito Santo. Também sagrou-se tricampeão carioca no tabuleiro menor, compreendendo os anos de 1985, 1986 e 1989, e ostentou o título de campeão brasileiro absoluto de 1987, em Caxambu-MG.
       O damista alagoano voltou a residir em Maceió no dia 5 de outubro de 2000. Ele é o atual campeão alagoano de damas e mestre internacional, título esse outorgado pela Federação Mundial de Jogo de Damas. É considerado, ainda, o maior compositor de jogadas de damas do mundo, pois é autor de cerca de 3.000 composições, dentre as quais, cerca de 1.000 criações inéditas estão expostas em seu novo livro”.
Voltei a perambular pelas ruas de Maceió.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/10/dama.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário