quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O SERTÃO AGRADECERÁ


O SERTÃO AGRADECERÁ
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.192

CARNEIROS
Sempre divulgando notícias boas porque de notícias péssimas já estamos cheios. Embora duas promessas ainda estejam pendentes – asfaltamento de Belo Monte e Pindoba – as afirmações foram feitas em palanque na cidade sertaneja de Carneiros pelo governador do estado. Duplicar as rodovias Arapiraca – Delmiro Gouveia quando encerrar esse trabalho Maceió – Arapiraca. Subtende-se o roteiro Arapiraca, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Delmiro. Achamos até estranho porque o movimento fraco de veículos no Sertão nem precisa disso. Mas, a decisão é problema do governo. Quer duplicar, duplique. Não preciso de terno de ouro, mas quer me presentear, agradeço. Nesse caso, não tão bem explicado, o trecho entroncamento Olho d’Água das Flores – Delmiro Gouveia via-Santana do Ipanema, estaria de fora. Pelo menos a interpretação foi esta.
A segunda notícia boa, é que houve também promessa do homem para fazer a estrada Carneiro – Santana. E como a estrada de barro já é bastante antiga, a dedução é que a estrada quer dizer asfalto. Carneiros faz fronteira com Santana e não é tão longe assim, porém, os políticos sertanejos nunca tiveram interesse em lutar pelo asfalto direto (e por dentro): Senador Rui Palmeira – Carneiros – Santana do Ipanema. Isso representa sonho antigo dos carneirenses, mas também de Senador com uma das maiores feiras do Sertão. Seria um reforço enorme para o Comércio de Santana e para a economia sertaneja geral. Todavia, o anúncio não contempla Rui Palmeira – Carneiros. Quando isto acontecerá? Continuarão na poeira inúmeros dos mais ricos e produtores sítios do trecho.
Onde não existe união, todos brigam e ninguém tem razão. As lideranças sertanejas olham apenas para o próprio feudo, algumas centenas de metros quadrados. Não existe liderança regional. Assim diz a juventude: “Cada qual no seu quadrado”. Desse modo, só chega alguma coisa para beneficiar o Sertão como um todo, quando a boa vontade federal ou do estado decide. Além disso, somos obrigados, pela experiência, acreditar nas palavras, tanto dos sérios quanto dos demagogos, que aprendem rápido o almanaque esdrúxulo de Maquiavel.
Mesmo assim, parabéns aos dois municípios que serão beneficiados diretamente.
BOAS MARRADAS, AS DOS CARNEIROS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/10/o-sertao-agradecera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário