segunda-feira, 14 de outubro de 2019

SANTANA: RUA DOS COITEIROS


SANTANA; RUA DOS COITEIROS
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.197
(Pedido de Almir Rodrigues)

NA RUA DELMIRO. (FOTO/ARQUIVO: B. CHAGAS).
No início do século XX, era apenas uma estrada que seguia perto da foz do riacho Camoxinga ao lugar Volta do Ipanema. Tudo indica que havia pouquíssimas residências. Foi nesse início de século que o coronel Delmiro da Cruz Gouveia, construiu a estrada/rodovia Pedra – Palmeira dos Índios, melhorando de passagem o trecho acima. Com o surgimento de mais residências, esse pedaço de estrada passou a ser chamado obviamente, de Rua da Poeira. A Rua da Poeira, antes, ia desde as proximidades da foz do riacho Camoxinga (10 trecho) à Volta do Ipanema (20 trecho, com curvatura para a esquerda – hoje Rua Manoel Medeiros).
Na década de 20, foi formada uma trincheira na Rua da Poeira para defender a cidade de um possível ataque de Lampião à cidade de Santana do Ipanema. O bando cangaceiro passou ao largo. Após a morte de Lampião, em 1938, um desentendimento entre o comandante do Batalhão local, coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão com o ex-chefe de volante, tenente Porfírio, resultou no assassinato deste. Para justificar a morte do oficial, Lucena traçou um plano em que acusava Porfírio de querer formar um bando cangaceiro. Para isso andou apontando e prendendo pessoas reles da Rua da Poeira, como coiteiras do tenente Porfírio. Daí em diante a Rua da Poeira (injustamente) passou a ser chamada de Rua dos Coiteiros.
No futuro, já como rua moderna e calçada no primeiro trecho, deram o nome de Rua Delmiro Gouveia, cremos que em homenagem ao coronel do povoado Pedra. O segundo trecho continuou sem calçamento e como Rua da Poeira, até a pavimentação quando recebeu o título de Rua Manoel Medeiros. Como manobra política, outra rua que inicia transversalmente com à Rua Manoel Medeiros e sai na Cohab Velha, ficou sendo artificialmente como prolongamento do primeiro trecho da rua Delmiro Gouveia.
Hoje a Rua Delmiro é conhecida pelos seus bons restaurantes.
Resumindo, esta é uma referência à rua que tem história.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/10/santana-rua-dos-coiteiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário