terça-feira, 29 de outubro de 2019

NA TERRA DOS MASTODONTES


NA TERRA DOS MASTODONTES
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.205
Monumento ao tigre, acesso a Maravilha. (F. Com B. Chagas/Arquivo).

A cidade de Maravilha – Microrregião de Santana do Ipanema e Mesorregião do Sertão Alagoano – continua fazendo sucesso com seus monumentos de mastodontes distribuídos pela urbe e cercanias. As réplicas dos animais titãs que viveram na região, além de novo alento na paisagem urbana, atraem constantemente estudiosos, estudantes e turistas em busca das estátuas e do museu ali implantado. Todos querem posar com esses animais para suas reflexões ou simplesmente enviar lindas fotos para a Internet. Maravilha é um brejo de pé de serra famosa pela altura da serra da Caiçara e que agora soma com a descoberta de fósseis que impressionam; provas de que viveram naquelas paragens animais gigantes como a preguiça, o tatu e o tigre-dente-de-sabre.
O município de Maravilha que antes pertencera a Santana do Ipanema fica a uma distância de 232 km da capital, Maceió. Quem nasce no lugar é maravilhense e pertence à Paróquia da Sagrada Família. “Em 2007, foi inaugurado, na praça principal da cidade, o Museu Paleontológico Otaviano Florentino Ritir, único museu brasileiro voltado exclusivamente à Paleontologia. Ele reúne fósseis de mamíferos pré-históricos que foram encontrados na região (...)”. O município de Maravilha tem como limites outros como Ouro Branco, Canapi, Poço das Trincheiras e o estado de Pernambuco. Tendo como referência Santana do Ipanema, fica apenas a um salto da “Rainha do Sertão”.
Para quem gosta de coisas sobre o cangaço, foi por ali que foi assassinado a pedradas um dos irmãos Porcino. O bando dos Porcino foi o primeiro em conceder abrigo a Virgulino Ferreira, antes de virar Lampião. Era chefiado por três irmãos, mas o irmão assassinado na região de Maravilha, não fazia parte da caterva. Foi morto por Caiçara, o mesmo soldado que assassinara o pai de Virgulino, sem nem saber quem ele era. A área sertaneja de Maravilha e sua vizinha Ouro Branco foi bastante visitada por esses bandidos alagoanos que atuavam no alto sertão.
Portanto, se você é pesquisador, está aberto o sertão dos mastodontes e os primórdios lampionescos.
Visite Maravilha, cuja serra recentemente se transformou em reserva de caatinga.







Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/10/na-terra-dos-mastodontes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário