segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

SANTANA DO IPANEMA, ORLA DA GASTRONOMIA


SANTANA IPANEMA, ORLA DA GASTRONOMIA
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.249
CHEGANDO ÁGUA NO RIO IPANEMA.

Esta é uma carta à Prefeitura de Santana do Ipanema, aos políticos e ao povo. Para fazer a cidade crescer em mobilização urbana, turismo e economia, temos a seguinte sugestão que iria precisar de máquinas, aterro, serviço de engenharia, entendimento com proprietários e autorização de órgão do meio ambiente. Trata-se da orla gastronômica do rio Ipanema. Seria construído um dique- estrada em ambas às margens do rio no seguinte trecho: Desde o chamado Poço do Juá, nas barras dos riachos Salgadinho e Camoxinga até a passagem molhada do Minuíno na Rua da Praia de um lado e Conjunto Eduardo Rita, do outro. Altura de acordo com a engenharia e largura bastante para automóveis e barracos padronizados com certa distância um do outro.
Local asfaltado, repleto de restaurantes, bares, mirantes e mais: doceiras, tapioqueiras, boleiras, artesanatos, postos de informações, segurança e inspeção constante das autoridades. Seria a grande e última novidade no expansionismo de áreas úteis (hoje perdidas) da “Rainha do Sertão”. Lógico que o sistemas de esgotamento sanitário seria realizado pela CASAL. Iluminação de qualidade satisfatória tanto para toda a orla e seus acessos quanto para possíveis monumentos. Como geógrafo e observador de outras cidades com orlas formidáveis, lanço aos olhos santanenses essas imagens formadas agora na cabeça de quem conhece os trechos citados. Imagine a cena e você implantando ali o seu negócio, gerando emprego e renda. Que mudança espetacular na vida noturna de Santana!
A ideia da Orla da Gastronomia é apenas mais uma para a Capital do Sertão. Nem precisa dizer que essa foi nossa, assim como outras implantadas na terra. E sobre o Poço do Juá, parte mais larga do rio Ipanema que corta a cidade, seria bastante apenas mais atenção dos dirigentes. Uma boa limpeza no leito e nas margens estaria de bom tamanho. A recuperação de uma área de lazer outrora muito concorrida seria entregue às brincadeiras dos Bairros Domingos Acácio e do antigo Floresta.
Ê Santana velha de guerra!
Só quero te ver gloriosa e feliz.
Obs. A foto do rio suponho que seja de Sérgio Campos, muito parecida com a de B. Chagas. Dúvida em nosso arquivo.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/01/santana-do-ipanema-orla-da-gastronomia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário