quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

CADÊ A PESQUISA?


CADÊ A PESQUISA?
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.239
MACHU PICCHU. (GETTY IMAGES).
Não pegou bem a divulgação de que um brasileiro descobriu a roda, isto é, porque foi escolhido o lugar para construir Machu Picchu. As ruínas da cidade inca foram encontradas em 1911 e até agora não se sabe por que foi abandonada. Mas buscando resposta de motivos para sua construção, foi divulgado que o professor de Geociências Rualdo Menegat da Universidade do Rio Grande do Sul afirmou ter sido porque havia água em abundância no local e bastantes pedras para a construção. E ainda que exista no local uma falha geológica que proporcionara essas condições. As ruínas incas estar localizada a 60 quilômetros de Cusco, em local de difícil acesso.
Qual a novidade merecedora da notícia? Nenhuma. Todas as cidades do mundo são construídas – quando planejadas – onde existe acesso a água e, óbvio, ao material de construção. Pela nossa óptica, isso não é notícia que se propague. Aliás, nem acreditamos que o principal motivo da construção da cidade naquele local tenha sido pela água. É muito mais provável que os incas estivessem sendo pressionados por inimigos poderosos e achado o lugar de refúgio. É só espiar a geografia das montanhas. Mas se ninguém sabe por que hoje só restam ruínas da cidade, difícil é achar o motivo da construção. Admiramos cientistas e pesquisadores, porém, é preciso maior dedicação ao mistério do Peru.
“Império Inca foi um estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana. A administração política e o centro de forças armadas do império ficavam localizados em Cusco, no atual Peru”.
Atualmente a região é bem visitada, graças à força do turismo e as facilidades das companhias aéreas.
Sempre observamos amigos do FACE nas ruínas de Machu Picchu. Ficamos felizes com os brasileiros conhecendo o Planeta, mas quanto às pesquisas... Sei não.









Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/01/cade-pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário