quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

SANTANA: HISTÓRIA E O DOIDO DA GRAVATA


SANTANA: HISTÓRIA E O DOIDO DA GRAVATA
Clerisvaldo B. Chagas, 31 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.257
PRAÇA DO CENTENÁRIO. (FOTO: DOMÍNIO PÚBLICO/LIVRO 130).

A primeira praça de Santana do Ipanema foi denominada Praça do Centenário. Década de 20. Era apenas uma pracinha triangular, sem verde algum. Funcionava no centro do hoje espaço Senador Enéas Araújo, Comércio. Ali foram colocados três bancos sem encosto, doação do dono de farmácia, Cariolano Amaral (Carôla) em homenagem às suas três filhas, dizem. No meio da pracinha foi erguido um obelisco com uma caixa quadrada de cimento rodeando sua extremidade onde colocaram o busto de D. Pedro I e uma luminária. A política acirrada da época fez tirar o busto que até hoje não se sabe o seu fim. Quando havia o busto, colocaram uma gravata no pescoço de D. Pedro e atribuíram o ato a um doido da cidade. Tudo gozação política.
Foi instalada ali uma bomba de gasolina do senhor conhecido por Nequinho. A pracinha passou a ser ponto de boêmios e de ônibus de linha Santana – Maceió. O ônibus ainda tinha o apelido de “sopa”, carregava as malas no teto e, em Maceió tinha como fim de linha o “Hotel Lopes”, perto da antiga Faculdade de Direito. Com o tempo, a pracinha perdeu a bomba de gasolina, o obelisco sem busto e chegou a sua extinção completa. Deve ter sido a primeira bomba de gasolina da cidade. Depois veio o Posto Esso, do senhor Everaldo Noya, que funcionava com um bar ou café ao lado no terreno onde hoje funciona a Caixa Econômica Federal. Ali era o fim da rua com saída para Maceió. O senhor Everaldo Noya, chegou a ser vereador e foi ferrenho adversário da ideia de se colocar uma estátua ao jumento na cidade.
Você deve estar indagando qual teria sido a segundo praça. Bem, a segunda praça foi a que fica defronte a Matriz de Senhora Santana, inaugurada no início dos anos 30, pelo interventor Frederico Rocha. Recebeu a denominação de Praça Coronel Manoel Rodrigues da Rocha. Estar sendo reformada mais uma vez e, ao término, ainda não se sabe se continuará com o mesmo título.
Ali somente teve busto na sua inauguração. Quero dizer, busto do homenageado. Nos dias atuais somente o busto do padre Bulhões em seu pedestal.
  Pelo menos, até agora não apareceu nenhum doido para colocar uma gravata no pescoço de bronze do homem de Entremontes.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/01/santana-historia-e-o-doido-da-gravata.html

2 comentários:

  1. Prezado Sr. Clerisvaldo,

    Ontem (01/02/2020) enviei alguns comentários no seu e-mail particular, acerca do tema “Lampião, Cachimbos e Coronéis”.
    Só a título de adiantar o assunto, gostaria de informá-lo que sou bisneto do Coronel José Rodrigues Lima (o “Coronel Zé Rodrigues” de Piranhas. Aguardo o vosso contato através do meu e-mail: britoproj@gmail.com
    Eng. Armando Bezerra de Brito

    ResponderExcluir
  2. Amigo, está havendo uma mudança de máquina e o hotmail parece que também. Escreva por favor para clerisvaldodaschagas@gmail,com

    ResponderExcluir