domingo, 12 de janeiro de 2020

FUGINDO DO MUTANGE



FUGINDO DO MUTANGE
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.244

Estadio Gustavo Paiva. (Foto: GazetaWeb.com

Mutange é um bairro de Maceió localizado às margens da laguna Mundaú. Por sua vez a laguna é formada e alimentada pelo rio de igual nome. Fica na área do grande e antigo Bairro b. Era por ali que chegavam trens, pessoas e automóveis vindos do interior de Sertão e Agreste. Região onde foram edificadas faustuosas residências no passado, como fuga da agitação do Centro. Foi por ali que em 1938 entraram as cabeças de Lampião, Maria Bonita e mais nove sequazes, em célebre cortejo de veículos e pessoas. Imprensado entre barreiras e laguna, está situado o Estádio Gustavo Paiva – construído na década de 1920 – refúgio do CSA, o “Azulão da Lagoa”. Pode haver outro significado, porém o Dicionário Informal cita a palavra Mutange como indivíduo tratante, covarde, fracalhão.
Pois bem, com o afundamento dos Bairros, Pinheiro, Bom Parto, Mutange e Bebedouro, a situação passou a ser crítica. Nesse caso, uma coisa vai provocando outras como desgraças interligadas. Chegam às denúncias de que as águas da laguna Mundaú estão se aproximando do Estádio do Mutange. O CSA vai deixar o local, mas não foi anunciado para aonde irá o Azulão. De qualquer maneira é complexo um novo plano para futura sede e estádio particular. Em minha opinião – uma apenas entre milhares de torcedores azulinos – seria às margens da estrada que estar sendo aberta: Benedito Bentes – Jacarecica. Região alta e plana de tabuleiro.
Ah! Não deixo de pensar na minha terra, onde o Estádio Arnon de Mello, particular do clube Ipanema, permanece colado ao Cemitério Santa Sofia. Sem rio, sem lagoa, sem barreiras, nunca teve problemas com os mortos.
E agora, como será o novo apelido do “Azulão do Mutange”? A cor do céu continuará a mesma, mas, e o complemento? “O Azulão dos Tabuleiros”? Vamos aguardar a nova fase do Centro Sportivo Alagoano, para torcer, aplaudir e apoiar.
ADEUS, MUTANGE, ADEUS MUNDAÚ.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/01/fugindo-do-mutange_12.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário