segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

SUBINDO E DESCENDO SERRAS


SUBINDO E DESCENDO SERRAS
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de janeiro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.245

SERRA DAS PIAS. (FOTO: B. CHAGAS).
Os montes sempre fascinaram pessoas comuns, poetas, pesquisadores e religiosos. Todos são pessoas, mas o fascínio faz morada em cabeças especiais. Desde os tempos bíblicos que as grandes elevações do Oriente Médio atraem habitantes e peregrinos como poderosos imãs de segredos.
Em Alagoas as serra são modestas girando em torno dos mil metros para baixo. Encontramos belas muralhas da natureza na Mata, Sertão e Agreste, cada qual mais simpática e atrativa do que as outras. Fontes de pomares, nascentes e vegetação de porte, hoje em dia as serras também vão sendo desmatadas, lixiviadas e amargam prejuízos para a Natureza e o Homem.
Entre tantos montes famosos do estado, é destaque também a serra das Pias, no município de Palmeira dos Índios. Encosta na divisa com Pernambuco e liga por rodovia àquela cidade a Bom Conselho (PE). Ainda hoje se discute sua denominação: Pia ou Pinhas? O mais provável é que o correto seja serra das Pias, apesar de Palmeira dos Índios ser chamada de “Terra da Pinha Doce”. Mas o plantio do produto em grande escala, ainda é recente. Isso não quer dizer que não existam pinhas na serra, mas a denominação se perde no tempo. Em Alagoas, chamamos as rochas que acumulam água da chuva de “caldeirão”, “pilão de pedra” e “pedra d’água”.  Em Sergipe é costume chamar esse fenômeno de “pia”. Pernambuco também,
Seguindo a tradição de Sergipe algumas partes fronteiriças de Alagoas, no rio São Francisco, confirmam essa tradição. Exemplo: temos a chamada “Pia de Corisco”, lugar frequentado pelo famoso cangaceiro e onde nasceu o filho de Dadá e seu, Silvio Bulhões.
Inúmeras vezes subi e desci a serra das Pias em automóvel e ônibus com destino a Garanhuns, Arco Verde, Caruaru ou mesmo Recife. Ninguém fica indiferente à altura e a falta de segurança. Presenciei várias mudanças na paisagem, entristecido com o desmatamento (foto abaixo).
Pois, o topônimo “serra das Pias” parece o mais correto por existir essas “pias”, lajeiros, lajedos ou lajeados, rochas côncavas que afloram e acumulam água.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/01/subindo-e-descendo-serras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário