terça-feira, 28 de junho de 2022

 

ESPIANDO O TEMPO

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de junho de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.724

 

Continuam nossas chuvas mansas todos os dias; raramente o Sol tem aparecido para tirar o mofo das coisas, deixar os varais mais animados, esquentar os tiús e os preás nos lajeiros e nos fornecer mais Vitamina D. Assim anda nosso inverno sertanejo, verde, bem chuvoso e frio que chega aos l9 graus. Quem caminha pelas nossas estradas vicinais, estradas de terra, até se surpreende com lugares de muita lama. Vez em quando está arregaçando as calças, tirando os sapatos para vadear pequenos riachos da exuberante caatinga. Tem água agora por todos os lugares, o que faz entristecer dono de caminhão-pipa sem outra profissão. É o mês de junho entregando o tempo ao parceiro julho em condições claras de boa economia rural. Os santos juninos foram generosos com os sertanejos alagoanos, muito embora os festejos estivessem sem a força robusta da tradição.

E por falar nisso, continuam as visitas e mais visitas à represa do riacho João Gomes, o novo ponto turístico do município. Um verdadeiro mar d’água, amigo (a). E ainda na represa, paredão/ ponte com asfalto por cima, benefício duplo para a região. E para quem interessa o tema, junto ao Secretário Jorge Santana, conseguimos saber onde estão localizadas as nascentes do riacho que hoje é a sensação da terrinha. Aqui vai ao público em primeira   mão: o riacho João Gomes possui duas nascentes principais. O sítio serrote dos Angicos é uma delas e está localizada dentro do próprio município santanense. A outra cabeceira fica no sítio Serrote da Furna, já município de Carneiros.

 Enquanto um braço corre para os fundos da represa, outro chega à barragem mais pelo meio, mas ambas as nascentes fazem parte da mesma vertente da margem direita do riacho João Gomes. A esperança de todo homem da roça, é que as águas acumuladas de um bom inverno (chuvoso) cheguem até às prováveis trovoadas, três ou quatro meses depois. É certo que barragens importantes já estão fazendo esse papel, mas, nem todos os lugares possuem esses reservatórios. Entretanto, disse o Mestre: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã”. Isso tanto vale para o homem da cidade quanto para os que habitam os campos.

Fé, é a palavra-chave.

O ETERNO DRAMA DA ÁGUA (FOTO: B. CHAGAS).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/06/espiando-o-tempo-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário