quarta-feira, 22 de junho de 2022

 

CORAL 1 E CORAL 2

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de junho de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.721

 


Falamos do Marco dos Corais, novo ponto turístico de Maceió, mas uma coisa puxa outra. Os recifes, também chamados arrecifes, são classificados em dois tipos. Os recifes de arenito e os de coral. Os recifes de arenito são formados por antigas praias consolidadas pela precipitação de carbonato de cálcio trazido pelas águas dos rios e das chuvas. Após a consolidação, o mar, muitas vezes, penetrando pelos pontos menos cimentados, desgasta as regiões arenosas existentes por trás dos recifes e faz a praia recuar dando origem a verdadeiras lagunas fechadas pelos famosos muros de arenito. Em Alagoas, esse fenômeno acontece mais no chamado Litoral Sul, devidamente tendo Maceió como divisória. O arrecife de arenito (areia agregada) oferece proteção aos banhistas contra a violência das marés, mas por outro lado, é um terrível inimigo do navegador desavisado. A estátua da sereia, em Maceió, está implantada sobre um bloco de arrecife de arenito.

Já os recifes de corais, proliferam pelo litoral norte de Alagoas. São eles formados de restos de carapaças calcárias de animais que vivem em regiões quentes. São cobertos pelas marés e cimentados pela areia calcárea. Vê-se assim a zona viva sobre a zona morta dos corais.

Os recifes podem formar verdadeiras barreiras em frente ao continente; podem entrar pelo mar formando promontório (elevação) e também formar ilhas chamadas de atóis (lembre-se do Atol das Rocas (R. Grande do Norte) dos nossos estudos ginasianos.

Os recifes de corais quase sempre são protegidos por lei. Muitos mergulhadores são peritos em apreciá-los. Quase sempre   existem faróis para prevenir navegantes em regiões de arrecifes.

E por falar em faróis, vem à tona o farol da capital, do antes Alto do Jacutinga que emitia faixas de luzes vermelhas e azuis. Alusão clara aos pastoris e aos clubes CSA e CRB com as torcidas azul e encarnado. Além disso impedia os naufrágios no mar de Maceió diante dos seus perigosos arrecifes. Lembrada também com o tema, a origem do nome da capital pernambucana. Mas os recifes de corais não são apenas privilégio do Brasil, estão espalhados pelo mundo, principalmente pela Oceânia.

O texto foi útil para você?

ESTÁTUA SOBRE ARRECIFE DE ARENITO QUE DEU NOME Á PRAIA DA SEREIA, MACEIÓ (FOTO: DIVULGAÇÃO).

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/06/coral-1-e-coral-2-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário