terça-feira, 1 de setembro de 2009

LAMPIÃO E A SERPENTE

LAMPIÃO E A SERPENTE

(Clerisvaldo B. Chagas. 1.9.2009)

Segundo o Livro Sagrado, muitos poderes foram dados aos homens. Inúmeras pessoas simples foram agraciadas com algum tipo desses poderes como o de curar dores de cabeça, sarar de picada de cobras e até mesmo de apagar incêndios. Algumas façanhas são incríveis, mas não devem causar escândalos porque são coisas naturais e do Alto. Ainda segundo a Bíblia, muitos segredos serão revelados aos pequeninos e negados aos grandes. Tenho testemunhado e ouvido fatos sobre rezadores ou benzedores, inclusive das famosas e misteriosas rezas das parteiras em casos difíceis. Como as variedades médicas, os curadores também tem seus casos específicos. Uns somente rezam contra dores comuns; outros contra mordeduras de cobras; outros ainda pela queda de verrugas ou cura de bicheiras e assim por diante.

Os manos Paraibano Rafael e Antonio tornaram-se famosos no sertão de Alagoas. Rafael Paraibano, discípulo de Antonio, na cura contra picadas de cobras, ficou em evidência quase quanto o irmão. Possuía também o dom de apagar incêndios nas propriedades rurais, no capim, na palma, na caatinga. Tanto é que no devastador incêndio do Paraná — motivo de música de Luiz Gonzaga — Rafael lamentava e dizia: “Ah se o governador do Paraná me chamasse para apagar aquele incêndio!” Rafael é falecido, mas o irmão Antonio Paraibano, já passando dos noventa (entre a lembrança e o esquecimento), muito fazia e talvez ainda faça. Curava contra picada de cobra e de doença provocada pela aranha que nem a medicina dá jeito. Quando convidado para curar os cercados de bovinos, perguntava ao dono por onde queria que as cobras saíssem da propriedade.

Quanto às serpentes, os ofídios são ápodes, isto é, não tem patas. Os dentes das cobras peçonhentas tem um canal que se comunica com as glândulas produtoras de veneno. No momento da picada, o veneno escoa por esse canal e é inoculado no corpo da vítima. No Nordeste são mais conhecidas, faladas e perigosas, a cascavel, a jararaca e a coral-verdadeira, cujos dentes inoculadores são pequenos, imóveis e caniculados. Já as duas primeiras, tem dentes inoculadores grandes e móveis que permitem sua movimentação para frente quando essas cobras dão o bote.

É grande o número de vítimas da peçonha nos roçados do Brasil. Felizmente a ciência tem feito a sua parte fabricando soro antiofídico suficiente para todo o território nacional. Butantã, motivo de orgulho brasileiro. Agora, existe uma qualidade de ofídio que nem os curadores nem o Butantã resolvem. É a cobra de duas pernas e também de língua bifurcada. Contra a substância desse réptil, só fazendo como Lampião fez com Donana — uma velha caluniadora do sertão — cortando a ponta da língua. Quer dizer, para alguns casos, é preciso ficar esperto entre veneno e curadores. Talvez não seja pecado fazer como LAMPIÃO E A SERPENTE.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/09/lampiao-e-serpente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário