quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

NAPOLEÃO E A ILHA DE SANTA HELENA

NAPOLEÃO E A ILHA DE SANTA HELENA
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de dezembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.806

CASA DO EXÍLIO DE NAPOLEÃO. Foto: (Guia Geográfico).
Lembrando-me da minha mãe, Helena Braga, veio à vontade de chegar até a Ilha de Santa Helena. E essa vontade veio desde os tempos de estudante, quando vimos na História à prisão de Napoleão Bonaparte. Vencido e acusado de ser o perturbador do mundo, o imperador e general francês foi preso e conduzido à ilha de Santa Helena. A ilha acha-se localizada no Atlântico Sul a cerca de 2000 km da costa africana. Possui uma área de 17 km de comprimento por 10 km de largura e pertence aos britânicos. É formada de montanhas rochosas de origens vulcânicas, não existe praia e é muito difícil uma fuga. Faz parte a ilha de Ascensão e um arquipélago chamado Tristão da Cunha. Atualmente sua população gira em torno de quatro mil pessoas que falam o inglês possui governo autônomo, constituição própria e tem como capital Jamestown. 
Ali Napoleão foi confinado durante os últimos seis anos da sua vida, desde 15 de outubro de 1815. Ficou em uma casa de fazenda britânica, onde morreu em 1821. A história diz que o homem faleceu vítima de um câncer de estômago, porém, ainda existe suspeita de envenenamento lento causado por arsênio.
Vagando pelo mundo geográfico, vimos que a ilha que usa a moeda: “libra de Santa Helena”, a primeira vista parece feia com suas rochas escuras. Devido aos seus ventos perigosos, nenhuma companhia aérea teve condições de realizar voos para lá. Os movimentos são feitos através de transportes marítimos, mas em 2016, foi construído ali um aeroporto que custou uma fortuna. Ao ser concluído, recebeu imediata crítica de que era “o aeroporto mais inútil do mundo”. Somente um avião brasileiro da EMBRAER, o E190, consegue pousar com segurança naquele aeroporto. Devido à história de Napoleão, os britânicos querem desenvolver o turismo em Santa Helena.
Nem sempre nomes famosos despertam nossos desejos de visitantes, mas também a fotografia, o relato, o vídeo... No caso da ilha de Santa Helena, perdi inteiramente a vontade de conhecê-la em mar e rocha.
Deixemos Napoleão em paz.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/12/napoleao-e-ilha-de-santa-helena.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário