quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

RIQUEZA NO BOACICA

RIQUEZA NO BOACICA
         Clerisvaldo B. Chagas, 14 de dezembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.801
 
IGREJA NOVA. FOTO: (FLÁVIO DE QUEIROZ).
Bons fluidos no Baixo São Francisco, no referente ao cultivo do arroz, antiga vocação das várzeas do município de Igreja Nova. É que o vale do rio Boacica costumava ser invadido pelas águas que se espalhavam pelas baixadas, muitas vezes prejudicando a safra de grãos. Para controlar os ímpetos do rio Boacica, afluente do São Francisco, foi construída uma barragem que mediará às cheias com o distrito irrigado. Em pleno funcionamento, a barragem está cheia e controlando a quantidade de água para o cultivo do arroz. Os rizicultores afirmam que a safra deste ano será de boa qualidade e terá um aumento na produção de cerca de 28%. O arroz sempre esteve presente nas lagoas formadas pelo rio São Francisco, a partir de Pão de Açúcar até as terras de Penedo e Piaçabuçu.
Antes da hidrelétrica do Xingó, o rio solto invadia as terras baixas marginais formando as lagoas que, além da produção do arroz, possibilitava pesca abundante e complemento seguro da nutrição ribeirinha. Quando as águas baixavam, as várzeas de lagoas proporcionavam outros cultivares e alimentação para o gado.  Agora mesmo, em Igreja Nova – que também tem as suas lagoas naturais – aproveita a barragem de controle para a criação de peixes. A piscicultura em gaiolas assume um compromisso no complemento alimentar e na venda do produto, melhorando a renda familiar daqueles trabalhadores.
A propósito, Igreja Nova é um dos mais antigos municípios de Alagoas e tem uma população um pouco maior do que 20.000 habitantes. Basicamente vive do setor agropecuário, sendo um dos maiores produtores de arroz do estado. Sua igreja formidável deu nome ao município e domina a vastidão das várzeas no dobrar dos sinos tão famosos como a própria igreja. Atualmente desenvolve projetos de piscicultura em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba – CODESVASF, que encontra no município um laboratório natural. Ali estão instaladas a Usina Marituba (setor sucroalcooleiro), do Grupo Carlos Lyra e, a Usina de Beneficiamento de Arroz do Grupo Santana.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/12/riqueza-no-boacica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário