terça-feira, 16 de janeiro de 2018

MEDICINA ALAGOANA, UM PONTO NEGATIVO

MEDICINA ALAGOANA, UM PONTO NEGATIVO
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de janeiro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1825

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO JOSÉ LOPES. FOTO: (SANDRO LIMA).
O encerramento das atividades, dezembro passado, do Hospital Psiquiátrico José Lopes, foi um golpe violento em toda a Medicina alagoana. Segundo a reportagem de Evallin Pimentel (Tribuna Independente de 10.01.2018), teria havido mais de cem demissões, onde estavam entre cinquenta e setenta pacientes. Fala-se em falta de verbas do SUS, divergências entre sócios e mais que fizeram cerrar às portas do conceituado e tradicional lugar que adquiriu fama e respeito no Brasil inteiro. Sem entrar no mérito dos problemas e possíveis contendas, estamos lamentando apenas a supressão em nosso estado, do ponto de referência chave nesse complexo ramo da Medicina.
O Hospital Psiquiátrico José Lopes, além do prédio que faz parte do patrimônio histórico de Maceió, serviu por muitas e muitas décadas à população alagoana de pobres e ricos da capital e de todo o interior. Vários profissionais militantes do casarão do Bebedouro tornaram-se notórias figuras da Psiquiatria brasileira. É muito triste saber que perderemos esses serviços de valores inestimáveis com um final problemático que nem o Hospital e nem a clientela merecem. O que pensarão os jovens que irão estagiar na área? Parece surgir no momento um divisor importante na história da Psiquiatria alagoana dos antes e depois do José Lopes. Como será, então, daqui para frente?
Não estamos falando de um hospital qualquer, mas de um ponto único, magnânimo, respeitadíssimo e que já serviu a milhares de famílias do nosso território. Talvez se entendêssemos mais de Medicina, tivéssemos escrito um ensaio ao invés de uma crônica. Mas o Hospital Psiquiátrico tem história rica, abençoada e crescente. Deverá ser um acervo de narrativas e conhecimentos que supere em muito o imponente prédio que encanta pela beleza arquitetônica dos tempos de expansão da capital. Seja o que for que tenha acontecido, talvez seja a própria vez de reflexão profunda de donos e dirigentes para que uma luz firme e salvadora.
DEUS SALVE O REI.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/01/medicina-alagoana-um-ponto-negativo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário