domingo, 14 de janeiro de 2018

PARABÉNS VIÇOSA

PARABÉNS VIÇOSA
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.823

Fase final de Matadouro. Foto: (Agência Alagoas).
Parece que o governo estadual vai mesmo cumprir o que falou ano passado, sobre a decisão de construir abatedouros modernos em cidades estratégicas de Alagoas. Anunciou que iniciaria por Viçosa. Muito bem, tivemos a grata satisfação em ter lido a reportagem e as fotos de Ronaldo Lima, Agência Alagoas, que anuncia para o final de março a conclusão do referido matadouro. Vamos reproduzir de outra forma as palavras de representação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – SEAGRI. O Matadouro Regional de Viçosa – zona da Mata Alagoana – vai atender a nove municípios do Vale do rio Paraíba do Meio, conhecido como Vale do Paraíba.
O local terá instalações e equipamentos de última geração. O matadouro que também é chamado Frigorífico terá em sua estrutura: currais, salas administrativas, vestiários, caldeiras, subestação, bloco de abate, necropsia, pocilga, lagoas de tratamento dos resíduos e depósitos para cascos e chifres. Numa área de 2.300 m2, terá ainda câmara frigorífica, boxe de atordoamento automático, bloco para abate e processamento da carne. A capacidade é para o abate de 150 animais/dia entre bovinos, suínos e caprinos. Para isso o governo estadual investiu 9,6 milhões e promete ambiente adequado de abate, higiene e condições de trabalho, além de atender todos os requisitos exigidos pela legislação federal.
Santana do Ipanema constou da lista divulgada o ano passado, cujos municípios aguardarão na fila. Contudo, naquela ocasião não foi apresentada a posição de espera de cada um. Vamos aguardar a inauguração do primeiro abatedouro decente, para saber qual será o próximo município a ser contemplado. Não podemos continuar com a carne clandestina, de reses cancerosas e outras mazelas que bandidos disfarçados de marchantes tentam vender nos açougues públicos. É o primeiro passo para sairmos da Idade Média no tema tratado acima.

Parabéns Viçosa. Quando o “bichão” estiver pronto, com certeza iremos conhecê-lo.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/01/parabens-vicosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário