PARABÉNS VIÇOSA Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2018 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica 1.823 Fase final de Mat...

PARABÉNS VIÇOSA

PARABÉNS VIÇOSA
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de janeiro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.823

Fase final de Matadouro. Foto: (Agência Alagoas).
Parece que o governo estadual vai mesmo cumprir o que falou ano passado, sobre a decisão de construir abatedouros modernos em cidades estratégicas de Alagoas. Anunciou que iniciaria por Viçosa. Muito bem, tivemos a grata satisfação em ter lido a reportagem e as fotos de Ronaldo Lima, Agência Alagoas, que anuncia para o final de março a conclusão do referido matadouro. Vamos reproduzir de outra forma as palavras de representação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – SEAGRI. O Matadouro Regional de Viçosa – zona da Mata Alagoana – vai atender a nove municípios do Vale do rio Paraíba do Meio, conhecido como Vale do Paraíba.
O local terá instalações e equipamentos de última geração. O matadouro que também é chamado Frigorífico terá em sua estrutura: currais, salas administrativas, vestiários, caldeiras, subestação, bloco de abate, necropsia, pocilga, lagoas de tratamento dos resíduos e depósitos para cascos e chifres. Numa área de 2.300 m2, terá ainda câmara frigorífica, boxe de atordoamento automático, bloco para abate e processamento da carne. A capacidade é para o abate de 150 animais/dia entre bovinos, suínos e caprinos. Para isso o governo estadual investiu 9,6 milhões e promete ambiente adequado de abate, higiene e condições de trabalho, além de atender todos os requisitos exigidos pela legislação federal.
Santana do Ipanema constou da lista divulgada o ano passado, cujos municípios aguardarão na fila. Contudo, naquela ocasião não foi apresentada a posição de espera de cada um. Vamos aguardar a inauguração do primeiro abatedouro decente, para saber qual será o próximo município a ser contemplado. Não podemos continuar com a carne clandestina, de reses cancerosas e outras mazelas que bandidos disfarçados de marchantes tentam vender nos açougues públicos. É o primeiro passo para sairmos da Idade Média no tema tratado acima.

Parabéns Viçosa. Quando o “bichão” estiver pronto, com certeza iremos conhecê-lo.


Nenhum comentário: