segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

REIS MAGOS FAZEM A FESTA

REIS MAGOS FAZEM A FESTA
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de janeiro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1814

IMAGEM: (PIXABAY)
No Médio Sertão Alagoano, uma cidade conserva a tradição de homenagear os três Reis Magos, aqueles que vieram do Oriente para louvar e presentear o Menino Jesus. Eles foram citados apenas no Evangelho segundo Mateus. Mesmo sem comprovações do número exato de reis magos, suas verdadeiras atividades e seus nomes, a tradição dá como três e que teriam sido Belchior, Baltasar e Gaspar com os presentes ouro, incenso e mirra. É muito interessante o relato bíblico que deixa um grande espaço para eternas pesquisas sobre o acontecimento. Mas independente das exatidões do fato, a Cristandade não esquece a visita feita por aqueles estrangeiros ao menino recém-nascido.
É assim que o município de Poço das Trincheiras, emancipado de Santana do Ipanema em 1958 e tendo como padroeiro São Sebastião, comemora a visita dos Reis Magos. A cidade se agita com os pocenses recebendo milhares de visitas do Sertão de Alagoas e de Pernambuco, durante dois dias de intenso e lendário festejo. Para 2018, a chamada Festa de Santos Reis, já foi divulgada através das redes sociais e que será realizada nos dias seis e sete de janeiro. Segundo o que se sabe, no dia seis, a parte profana terá início às doze horas com encontro de paredões no Campo Esportivo São Jorge. E as vinte e duas horas, haverá baile no Ginásio de Esportes com as bandas Nostalgia e Mistura Hits. No dia sete, às 12 horas, haverá Gincana Moto Ciclística na Praça Padre Cícero. Às vinte e uma horas, show de Avine Vinny, Israel Novaes e Luan Estilizado. Não conseguimos a programação religiosa.
Está aí, portanto, mais um motivo para uma visita ao Sertão, com o embalo do município de Poço das Trincheiras. A sede do Poço fica bem perto de Santana do Ipanema, e tem acesso asfáltico até a BR-316. O lugar com pouco mais de 13.000 habitantes, possui um núcleo limpo, alegre e ensolarado. A cidade é plana assim como a maior parte do município, mas resguardada a leste pela imponente serra do Poço com 500 metros de altitude e outras que compõem o relevo e a beleza sertaneja.























Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/01/reis-magos-fazem-festa_1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário