domingo, 20 de outubro de 2024

 

PADRE BULHÕES/CADEIA VELHA

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de outubro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3. 131



 

Vimos anteriormente que Santana do Ipanema era o maior município de Alagoas, até, aproximadamente, 1950. Pertenciam a ela as terras do atual município de Carneiros, com os sítios rurais, “Mundo Novo” e “Bom Consolo”, entre outros. Pois bem, certa feita, quando o padre Bulhões estava na Igreja, em Santana, observou do altar que um matuto entrara na igreja com um cigarro apagado no bico e de chapéu que não tirou da cabeça. Ficou observando de lá o movimento do povo que chegava para a missa do sábado dia de feira. Viu quando o matuto se aproximou de um dos altares onde havia uma vela acesa e tentava acender o seu “boró” (cigarro de fumo de rolo). Aproximou-se do matuto e indagou primeiro: “De onde é o amigo? “Do Mundo Novo”, respondeu o agricultor. O padre coçou a cabeça e rebateu: “Só sendo do Mundo Novo, porque no mundo velho de meu Deus, ninguém acende braço de Judas em vela de altar... “. (Cigarro de fumo de corda, também é chamado por aqui de “braço de Judas’.

Por outro lado, no tempo da chamada “Cadeia Velha”, na Rua Antônio Tavares, chegara a Santana uma guarnição sob o comando de um sargento brabo e ficara aquartelada na dita Cadeia Velha. Certo dia, ao passar por ali um cidadão tangendo uns burros, estalava o relho como rotina do seu ttrabalho. O sargento tomou o relho do condutor e, nervoso, disse que detestava estalos de relho e chegou a ameaçar com uma surra o cidadão. Ora! Logo cedo do outro dia, surgiu defronte à Cadeia Velha, um proprietário rural, estalando um relho diante da porta, passando para lá e para cá diversas vezes, propositadamente. Gritava na rua: “Cadê o sargento brabo daqui para vim tomar meu relho e me dá uma pisa! E se triscar num só cabelo do meu padrinho fulano, a desgraça tá feita! Eu sou Brasiliano do Bom Consolo, venha tomar meu relho agora, seu fio da peste!

Foi assim que Bom Consolo e Mundo Novo conseguiram registros na história de Santana do Ipanema. Atualmente, procurando o nome de uma comunidade rural dos Carneiros, descobri no mapa os nomes dos sítios citados acima: Mundo Novo e Bom Consolo. Aproveitei para contar os fatos aos meus queridos leitores. Entretanto, estou procurando onde ficam as comunidades Lagoa do Rancho e Santa Luzia, você sabe?

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/10/padre-bulhoescadeia-velha-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário