sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O FORRÓ DO RÂNIO COSTA


LANÇAMENTO DE LIVROS AMANHÃ NO TÊNIS

O FORRÓ DO RÂNIO COSTA
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de janeiro de 2013.
Crônica Nº 950

Ontem, dia 17, tivemos a felicidade, eu e o professor Marcello Fausto, de aceitarmos o convite para uma entrevista. Trata-se do programa de forró do Rânio Costa, veterano radialista da Rádio Correio do Sertão, em Santana do Ipanema, Alagoas. A Rádio Correio foi a pioneira em todo o semiárido alagoano, inclusive já tivemos oportunidade de participar de suas programações apresentando crônicas diárias, lidas pelo grande radialista Edilson Costa. Era ele o apresentador das nossas crônicas que aconteciam às 12 horas, daí o título “A Crônica do Meio-Dia”. Após completarmos 200 edições, deixamos a missão, motivado por ciumadas que até hoje tentam interferir em nossos trabalhos. Mesmo sem ter recebido ainda o nosso convite para o lançamento dos livros, amanhã, no Tênis Clube Santanense, Rânio nos convidou para o seu espaço e fomos debatendo “Negros em Santana” e “Lampião em Alagoas”, no decorrer do programa que teve a duração de hora e meia.
O Forró do Rânio, além de uma boa programação nordestina, contém variedades como notícias e coisas curiosas que atingem ampla faixa da população rural e da cidade. Com suas perguntas à moda matuta, fortes, objetivas e inteligentes, íamos respondendo sobre os negros e sobre Lampião por essas bandas. Pedro Pacífico, o terceiro autor de “Negros em Santana”, andava para os lados do Recife e perdeu a brincadeira animada com Jackson do Pandeiro, cronista musical do Nordeste. Das seis horas até às sete e meia, o tempo pareceu muito curto para falar sobre as peripécias do bandoleiro e sua caterva, principalmente em nosso território. Perguntas interessantes do Rânio causaram sensação nos ouvintes como a que indagava se Lampião era gay? Outra pergunta, foi a tradicional dos leigos, por que Lampião não invadiu a cidade de Santana do Ipanema, se esteve tão perto daqui. Já no fim, a indagação tradicional de todos os entrevistadores: Lampião foi herói ou foi bandido? Felizmente estávamos todos inspirados, entrevistados e radialista, fazendo com que os ouvintes que gostam do tema ficassem felizes com aquela coisa diferente no programa de todas as manhãs.
Agradecemos demais ao Rânio Costa pela contribuição à cultura da terra e ficamos de voltar ali outras vezes para novas palestras agradáveis. Não esqueça amanhã, cabra velho, Tênis Clube Santanense, como indicou o FORRÓ DO RÂNIO COSTA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/01/o-forro-do-ranio-costa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário