quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O TREM



O TREM
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de janeiro de 2013.
Crônica Nº 943

Imagem (Wikipédia).
Vamos hoje resgatando parte da crônica do escritor santanense Oscar Silva, refletindo sobre o trem. (Fruta de Palma – 1990).
“Os camponeses do Brasil imaginam o trem de ferro ‘como um monstro imenso e aterrador, lançando fogo pelas narinas, impaciente de partir numa velocidade diante da qual o mais ágil cavalo se transforma numa tartaruga, soltando, de quando em vez, um tão terrível apito que basta, ele só, para arrepiar os cabelos do homem mais corajoso. É como a personificação das antigas lendas do boi-tatá, o imaginário senhor das florestas virgens’.”
“Fechei o livro e fiquei ruminando as palavras do escritor. Os camponeses imaginam o trem uma coisa espantosa, mas pensam nele e comentam-lhe a existência. Os meninos da minha geração, garotos santanenses do meu tempo pensavam no trem e procuravam imaginar como ele seria. Era bem possível que aquela grande velocidade que nos falavam tivesse a rapidez do relâmpago. E dizer que Honorato Avelino corria mais do que o trem! Que Honorato fazia a viagem de ida e volta ao Juazeiro, 200 léguas a pé, em dois dias, disso nós tínhamos quase certeza; mas, correr mais do que o trem, era muito duvidoso. O trem, quando partia, devia ser assim com a bala que deixa a boca de fuzil... Houve mesmo tempo em que um sanfoneiro, para ser bom, teria que saber tocar “A Partida do Trem”, e a variação dos sons do teclado fazia-nos o pensamento voar como a polca a regiões totalmente desconhecidas. Como seria mesmo o trem?...”
“(...) Toda a gente em Santana conhecia Caipira e todos gostavam de vê-lo apitar como o trem. Assíduo frequentador da venda do Sinhô Morais, ora encostado ao balcão, ora sentado em um caixão de querosene, ali o encontrávamos a pedir a quem chegasse:
─ Patrão, me dê doistões pra tomar pinga.
─ Ah, Caipira, só se você apitar como o trem!
Caipira enchia o tórax de vento, batia com os cotovelos no paletó, bufava na boca à maneira de resfolgar da locomotiva, corria a passos miudinhos calçada em fora e, quando voltava, vinha apitando com toda a força dos pulmões: Piit! Piit! Piripipipipipipipiit!”
Era o famigerado TREM.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/01/o-trem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário