quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SÍMBOLO DE ALAGOAS







SÍMBOLO DE ALAGOAS
  Clerisvaldo B. Chagas, 7 de novembro de 2014.

Crônica Nº 1.299
CRAIBEIRA. (Foto: Clerisvaldo).

Uma das árvores mais bonitas de Alagoas, se não a mais bonita, tornou-se símbolo do estado.
O seu período de florada já teve início, pois anunciam o natal com cerca de dois meses de antecedência. A Craibeira é árvore nobre que cresce até cerca de vinte metros, mostrando tronco robusto e forma majestosa. Gosta de areia grossa e salgada de leito seco e margens de rio e riachos do Sertão.
Em Alagoas, contemplamos seus exemplares desde a entrada do rio Ipanema em nosso estado, a partir da confluência do Ipanema com o riacho Tapera, no município de Poço das Trincheiras. Daí em diante a Craibeira vai dando o ar da sua graça na paisagem seca de novembro e dezembro com suas flores amarelas fazendo contraste no cenário cinza.
Surgem isoladas ou formando bosques ao longo do Ipanema, onde nascem naturalmente até nas rachaduras das pedras nas margens e no leito.
Na ocasião das grandes cheias dos rios sertanejos, as plantas ainda pequenas que habitam as rachaduras envergam, mas não quebram, sustentando o que o sertanejo chama de "basculho". Passada a cheia, seus pequenos galhos vão se recompondo como faz o heroico homem da região após seca desoladora.
Em nosso livro “Ipanema um rio macho”, vamos descrevendo o encanto da craibeira no amanhecer quando o sol se enfia pela sua pomposa galhada. A ela demos o título de “Rainha do Rio”, pois não encontramos mais bela nos 220 quilômetros percorridos a pé, das nascentes à foz do rio Ipanema.
Toda a craibeira tem serventia, desde a medicina popular ao fabrico do carro de boi, para cuja mesa é ela ainda a mais indicada.
Podemos contemplar bosques de craibeiras nas imediações da barragem de Águas Belas, em Pernambuco, Poço das Trincheiras, até mesmo em torno da cidade e em Santana do Ipanema, no lugar denominado barragem, para citarmos apenas alguns pontos.
E para não andarmos contando lorotas, vejamos a foto da crônica com uma belíssima craibeiras urbana na Escola Estadual Professora Helena Braga das Chagas, no Bairro São José.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/11/simbolo-de-alagoas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário