terça-feira, 18 de novembro de 2014

MÁRIO NAMBU



MÁRIO NAMBU
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de novembro de 2014
Crônica Nº 1.306

Nambu ou perdiz. (Foto: divulgação).
Conheci muito bem Mário Nambu. Talvez à sua lembrança tenha vindo desse tempo diferente que se formou na minha terra, após a trovoada. Hoje amanheceu como se diz por aqui “bonito para chover”. E esse bonito para chover também representa um frescor, um tempo ameno, uma temperatura agradável com o céu ainda de cor cinza. Parece até primavera de verdade.
Era o momento escolhido para o caçador de nambu e codorniz, como sempre denominamos essas duas aves sertanejas. A codorniz, menor, a nambu do pé-roxo do tamanho de uma galinha. O nosso personagem popular, Mário, chegava para o meu pai e perguntava quantos nambus ou quantas codornizes queria. E as pessoas que estavam por perto, ironizavam como brincadeira perguntando se as caças estavam amarradas no mato aguardando o caçador. Todos conheciam, porém, a eficiência do homem, atirador no voo, daí o apelido. Quando o caçador retornava da caatinga trazia os troféus pendurados de cabeça para baixo, no cinto da calça.
Mário tinha uma voz rouca. Costumava ficar palestrando nas calçadas do comércio. Muitas vezes calado, sofrido e revoltado. Era o único cantor que imitava Augusto Calheiros e quando cantava possuía uma voz maravilhosa. Gostava de mentir sério como brincadeira. Certa feita contou que fora caçar e não estava tendo sorte. Para não voltar de mãos vazias, ao avistar um macaco, apontou a espingarda para o bicho. O macaco ameaçado disse: “O que é isso, seu Mário?! Está me desconhecendo?”.  O homem baixou a arma, atônito e, o macaco foi embora.
Ao ser questionado por um da plateia da roda: “O que é isso, seu Mário? Quem já viu macaco falar?”. Ele simplesmente respondeu: “Ô, meu filho, até aí não me impressionei com isso. Mas fiquei abobalhado porque o peste me conheceu e falou o meu nome”.
Sei não! Quando penso em Mário Nambu, meu conterrâneo velho de guerra, tenho a impressão de que, com o seu talento de macaco daria um ótimo político, que pena! Mais um homem mentiroso não aproveitado nos anais dos demagogos.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/11/mario-nambu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário