domingo, 1 de março de 2020

OS PROFETAS DAS CHUVAS


OS PROFETAS DAS CHUVAS
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.266
PROFETAS DAS CHUVAS. (CRÉDITO: JEAN SOUZA).

Foi realizado em Santana do Ipanema, Alagoas, o “II Encontro de Profetas Populares das Chuvas”. O evento é uma réplica do Ceará que há bastante tempo realiza esses encontros. Em Santana, cumpre valorizar os conhecimentos do homem rural diante da natureza. A tradição de experiências sobre o ruim ou bom inverno vem dos antigos atravessando gerações. Essas mulheres e homens experientes recebem o título de “Profetas das Chuvas”. E pela segunda vez Santana convocou a população para prestigiar os sábios da Natura. Durante a passagem, cada profeta conta se o ano será bom ou ruim de chuvas através das suas observações. Elas contam com o comportamento da flora e da fauna, das posições dos astros e outros sinais que no céu se apresentam.
No caso de Santana, o acontecimento foi animado por repentistas e aboiadores. Como a região sertaneja depende diretamente do tempo, muitos visitantes chegaram de cidades vizinhas para o festejo do dia 14 de fevereiro, sexta feira. Os profetas são pesquisadores constantes e cada um procura o que aprendeu com seus antepassados. Mudanças de formigas, ninho do joão de barro, floração do mandacaru, barra de certo dia, cheias de rio, volumes de cachos do coco Ouricuri, canto de alguns pássaros, círculo na lua, barra no horizonte e posição de planetas e estrelas, podem indicar o que vem mais adiante. Assim misturam-se o conhecimento rural e a ciência procurando esperanças para o Sertão.
Inúmeras vezes ouvimos pessoas idosas descrevendo sobre presença futura de bom inverno ou não, através de experiências pessoais. Aprendemos muito no Sertão, tanto sobre inverno quanto chuvas repentinas. Se a rãzinha de jardim, chamada rapa-rapa, emitir o som de rapar, pode ser dia de tempo firme, chegará uma chuvarada repentina. Já o canto do acauã, tem gente que traduz assim: “Ê meu fio... Ê meu fio” referindo-se à chegada ou prolongamento da seca. E de interpretação imediata, as chuvas que chegam na cidade de Santana, são 99% formadas no Leste. 1% vindas do Norte ou do Sul e nenhuma chuvada com formação no Oeste. Horário predileto das trovoadas: entre a tardinha e o anoitecer.
Os profetas merecem a homenagem da prefeitura e do povo. Parabéns santanenses pelo evento.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/03/os-profetas-das-chuvas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário