quarta-feira, 11 de março de 2020

PROFESSORES: OS PIONEIROS


PROFESSORES: OS PIONEIROS
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.272



Nasceu Enéas Augusto Araújo Rodrigues em Santana do Ipanema, em 23 de setembro de 1856. Foi o primeiro professor da cidade, juntamente com sua esposa Maria Joaquina de Araújo, ainda no tempo de vila. Maria era natural de Águas Belas, Pernambuco. Conheceram-se em Maceió, em curso de Magistério, casaram-se e abriram escola em Santana. O professor cuidava dos meninos, Joaquina ensinava as meninas. A escola funcionava  na casa do próprio Enéas, localizada no Centro Comercial, onde funcionou posteriormente o Banco da Produção do Estado de Alagoas (PRODUBAN) e após, o Banco do Nordeste. Essa escola somente deixou de existir, com o falecimento do professor Enéas de Araújo em 1914. Morrera durante tratamento que fazia na cidade de Garanhuns, contando com 56 anos de idade.
Com a morte do esposo, a professora Maria Joaquina de Araújo mudou-se para Maceió em 15 de janeiro de 1915. Sua morte aconteceu aos 74 anos e 9 meses de idade, em 26 de dezembro de 1934.F
O professor foi deputado e senador o que no geral soma cerca de 11mandatos sucessivos. Era descendente de um dos fundadores de Santana e exercera a função de chefe político por 18 anos. Pertenceu a Guarda Nacional onde recebeu o título de coronel. Ficou conhecido como “coronel Enéas”, “senador Enéas Araújo” e “professor Enéas”. É homenageado duas vezes em Santana: A humilde via iniciada pelo comerciante José Quirino (Rua José Quirino) passou a ser Rua Prof. Enéas. E o largo do comércio onde morava recebeu o título de Praça Senador Enéas Araújo.
O trajeto desse grande homem santanense ficaria perdido se não fosse o pequeno livro escrito pelo seu neto, escritor Floro de Araújo Melo: “Senador Enéas Augusto Rodrigues de Araújo, meu avô”. Foi publicado em 1984 pela Editora Borsoi, Rio de Janeiro. O livro de 49 páginas representa uma relíquia para a história de Santana do Ipanema, especialmente nas áreas educacional e política.
* Joaquina e Enéas (Crédito: Floro Araújo).




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/03/professores-os-pioneiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário