segunda-feira, 23 de março de 2020

OUTRO DESAFIO DE CAMINHADA GEO


OUTRO DESAFIO DE CAMINHADA GEO
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.280

AÇUDE DO BODE EM 2013. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).
É certo que você deve estar em casa nessa fase de vírus no Brasil e no mundo. Mas também pode planejar outra caminhada além da proposta da reserva Tocaia. Precisa energia, vontade, amar a Natureza e espírito aventureiro. Assim vamos a um roteiro geográfico e histórico que você poderá seguir com um grupo confiável.
O açude do Bode, na periferia de Santana do Ipanema, Alagoas, foi construído pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), em 1950. A finalidade era ajudar a abastecer a cidade que ainda não tinha água encanada. A água chegou e o açude ficou abandonado. Sua beleza é um ponto turístico da cidade, ainda desconhecido pelo próprio santanense.
E se você aceita a empreitada, azeite as pernas e vamos iniciar o roteiro da libertação sedentária. Saia do centro da cidade na caminhada pela BR-316 até a UNEAL. Do lado esquerdo da pista entre e siga direto por cerca de 1 quilômetro. Chegando ao açude, percorra o seu paredão e fotografe à vontade. Depois de observar tudo e conferir suas anotações suba pelo riacho do Bode, que alimenta o açude com o mesmo nome. Você andará por cercados particulares dois ou três quilômetros procurando as nascentes do riacho nas proximidades da serra da Camonga, “a Baronesa”. Qualquer lugar é bom de acampamento. Terminada essa etapa. Você voltará pela estrada normal, povoado São Félix – Santana e perto da antiga fazenda Baixio penetra por um caminho desprezado à esquerda, até o açude.
Novamente no açude, você segue rumo contrário às nascentes do riacho. Busca o sangradouro e desce até à foz. Logo estará de novo na BR-316, além do Batalhão de Polícia. Atravessa a pista e vai sair no pequeno desaguadouro, após as
últimas casas da Maniçoba. É dose para elefante, amigo (a) mas se vencer o desafio poderá desfrutar de cervejas geladas em um barzinho próximo ao antigo Grupo Escolar.
Mexa-se.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/03/outro-desafio-de-caminhada-geo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário