quinta-feira, 19 de março de 2020

A IGREJA DE SÃO JOÃO E A GRIPE ESPANHOLA


A IGREJA DE SÃO JOÃO E A GRIPE ESPANHOLA
Clerisvaldo B. Chagas, 20 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.278
  
ESTERTORES DA IGREJA. (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).
A chamada gripe espanhola – que de espanhola não tinha nada – matou entre 50 a 100 milhões de pessoas no mundo, entre 1918 e 1919, época da Primeira Grande Guerra. Preocupado com o que estava acontecendo no mundo, foi erguida na Maniçoba, subúrbio de Santana do Ipanema, Alagoas, uma igreja para barrar a Influenza. A iniciativa partiu do artesão de chapéu de couro de bode e festeiro do lugar, João Lourenço. A igreja foi erguida em homenagem a São João com os pedidos veementes dos fiéis contra a doença que avassalava o mundo. Muitas procissões noturnas saíam da Maniçoba, bem iluminadas, em direção à Matriz de Senhora Santana. Era a fé viva em São João como o grande intercessor pelo povo da terra. A Maniçoba emenda com o Bebedouro formando uma rua muito comprida.
Com o tempo, outros proprietários compraram aquelas terras e um deles profanou a igreja de São João, levando mulheres para suas farras sexuais. A igreja ficou abandonada e o tempo foi aos poucos acabando com tudo. Os santos foram recolhidos para abrigos seguros enquanto as intempéries acabavam com o restante. Passei  ali em minhas pesquisas e fotografei as ruínas que hoje representam relíquias da história de Santana. Presenteei o museu particular do professor Alberto Nepomuceno Agra, com uma fotografia artística da frente da igreja quando apenas havia um braço da cruz no adro. Era a única fotografia que havia sobre a igreja. Uma relíquia. Infelizmente o museu não foi levado à frente; mas a foto está no livro “O Boi, a Bota e a Batina, História Completa de Santana do Ipanema”, com o histórico do edifício.
Até padres pensavam que a igreja era dos primórdios de Santana. De jeito nenhum. A igreja de São João foi erguida em 1917 com a finalidade acima. Muito embora o forte da gripe espanhola tenha acontecido entre 1918/1919, talvez a gripe estivesse começando em 1917, motivo da sua construção. Pode também ter sido iniciado o templo em 1917, mas logo foi dedicado à causa em defesa do planeta.
Nunca ninguém demonstrou interesse em recuperar a igreja de São João, nem religiosos, nem políticos, empresários ou estudiosos. Pelo menos ficou demonstrado como se combate o vírus com fé nas coisas divinas.
Quanto ao novo vírus matador, bem que os acomodados de hoje precisam de outra IGREJA DE SÃO JOÃO... Ou de barro e tijolo ou de sentimento no peito sem compromisso.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/03/a-igreja-de-sao-joao-e-gripe-espanhola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário