sexta-feira, 9 de abril de 2021

 

MARCO DO SÉCULO XX

Clerisvaldo B. Chagas, 10/11 de abril de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.508

 


Foi pensando em um marco para o final do Século XIX e início do Século XX que o sacerdote Manuel Capitulino de Carvalho, de Santana do Ipanema resolveu erguer um monumento. Assim, na parte alta da cidade o padre construiu um monumento em que foi aproveitada a religião católica na marcação limiar dos séculos. Dedicou a obra à Nossa Senhora da Assunção. Feita a igrejinha/monumento, Capitulino – tudo indica que foi ele – encomendou uma imagem em Portugal da santa escolhida.  A imagem de Nossa senhora Assunção viajou de navio de Portugal ao Brasil, andou de trem de Maceió a Viçosa e de lá chegou a Santana do Ipanema viajando em lombo de jumento. Finalmente foi entronizada na capelinha que aguardava a sua chegada. Tudo leva a pensar que a imagem de Nossa Senhora de Fátima ocupava provisoriamente aquele lugar de oração.

N.S. Assunção foi recebida com festa e basicamente daí em diante, o monumento/igrejinha, além de marcar o início do Século XX, também originou o nome do novo bairro que se iniciava por ali: Bairro do Monumento. Ao mesmo tempo da construção da igrejinha, também era erguido um cruzeiro de pau no morro da Goiabeira com a mesma finalidade da igrejinha. O morro da Goiabeira passou a se chamar, então, serrote do Cruzeiro. Só em 1915 foi construída uma ermida no alto do serrote, mas nada tinha a ver com marco de alguma coisa, tendo sido apenas motivos de uma promessa particular.

Em 1938, as cabeças dos onze bandidos trucidados na fazenda Angicos, Sergipe, pela polícia alagoana, foram expostas nos degraus da igrejinha do Monumento, inclusive as de Lampião e Maria Bonita. Primeiro foram apresentadas em latas de querosene com álcool e formol, depois distribuídas nos três degraus, forrados com lençol branco. Multidões se aglomeravam e chegavam repórteres de todas as partes do País, inclusive do Rio de Janeiro. O evento motivou feriado em Santana, escolas fechadas, desfiles das forças com seus troféus, discursos, bebedeiras e banda de música nas ruas.

Foi ali onde se misturou a paz das orações e a violência do mundo.

IGREJINHA/MONUMENTO EM 2013. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/marcodo-seculo-xx-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário