domingo, 4 de abril de 2021

 

RAINHA E PRINCESA

Clerisvaldo B, Chagas, 5 de abril de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.504

 

Vamos esclarecer geograficamente sobre Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. Uma se diz Princesa e a outra Rainha do Sertão, onde está o erro?

Cognomes de pessoas e lugares são coisas tão antigas que suas origens se perderam no tempo. Apelida-se tanto para denegrir quanto para elogiar. Temos uma cidade vizinha a nossa no sertão de Alagoas que todos os elementos masculinos têm apelidos, até o prefeito. Temos ainda no estado vário cognomes e citamos como exemplo: “Maceió, Cidade Sorriso”. Maceió, Paraíso das Águas” e assim por diante. E quando se trata de Palmeira dos Índios, a tradição fala: “Palmeira, a Princesa do Sertão” e Santana do Ipanema, “A Rainha do Sertão”. Falaríamos dessa maneira uma princesa e uma rainha?

Vejamos sobre Santana do Ipanema. Foi cognominada primeiro “Terra dos carros de boi. Em seguida, “Rainha do Sertão” e agora “Capital do Sertão”. Todos justificados: o carro de boi nunca deixou de existir em grande quantidade. Rainha, pela beleza, principalmente nos dias atuais. E no caso da Capital, é por funcionar no sertão e alto sertão como a mais importante aglutinadora da área. Correta a sua posição que é no Médio Sertão Alagoano.

Vejamos agora Palmeira dos Índios: “Princesa do Sertão”. Princesa deve ter sido por sua merecida beleza. Sertão, creio basear-se ainda numa Geografia que não estava bem definida na época  do epíteto. Não existe demarcação de fronteira natural exata. Mas, em nosso estado, como dizia o professor Ivan Fernandes Lima com sua respeitada Geografia de Alagoas (1965) o Sertão alagoano – para quem trafega pela BR-316, vindo de Maceió para o extremo Oeste – a grosso modo se inicia no rio Traipu. Portanto, Palmeira dos Índios é agreste bem como Estrela de Alagoas, sua vizinha, que está situada quase no limiar da fronteira, o que eu não diria sobre Minador do Negrão que tem características totais do semiárido.

Visto o que foi apresentado acima, seria correto: Palmeira dos Índios, a “Princesa do Agreste”. Aliás, a segunda cidade em importância nessa faixa classificatória, perdendo apenas para Arapiraca, segunda capital de Alagoas com apelido ou sem apelido.  Caso você venha de Maceió para o extremo Oeste via Arapiraca, a primeira cidade sertaneja será Jaramataia, pertinho do limiar do agreste.

Esclarecida a dúvida, cada um coloca o cognome que quiser, tendo um respaldo seguro, melhor ainda.

“Princesa do Agreste”, “Rainha do Sertão”, duas tradicionais e gigantes cidades que honram e orgulham nossa gente.

TERRAS DE JARAMATAIA VISTAS DA AL-220. BARREIRO EM CASA DE FAZENDA. AO FUNDO, SILHUETA DO SERROTE DO JAPÃO (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/rainhae-princesa-clerisvaldo-b-chagas-5.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário