segunda-feira, 26 de abril de 2021

 

 

SANTA TEREZINHA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de abril de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.520



 

Quem é devoto de Santana Terezinha, deveria aproveitar esse tempo de pandemia e procurar o monte sagrado santanense, serrote do Cruzeiro. As últimas chuvas deixaram verde o monte e seu limite de trás, o serrote Pintado, ponto de luxo da Reserva Tocaia. A capela de Santa Terezinha está localizada em um amplo lajeiro que oferece o melhor cenário de Santana do Ipanema. Esse lajeiro vai declinando na parte de trás, após cerca de 50 metros mais ou menos plano. Ali contempla-se a baixada entre os dois montes citados acima, somente mato e às vezes roça e, a parte alta da Reserva Tocaia. Se pegar um dia de sorte verá saguins transitando por ali. No tempo seco, somente solidão de fim de mundo. Ótimo lugar para meditação. Mas é preciso levar água de beber, pois a trilha de subida cobra pernas e fôlego.

Sobre o lajeiro, apenas uma pequena parte côncava que acumula água das chuvas, quase sempre muito verde, imprestável. Ali também é refúgio de urubus devido a sua altitude. Na parte lateral esquerda, o lajeiro se prolonga, oferecendo outro ângulo de vista para a cidade, consequentemente para quem deseja fotografar. Aliás, subir até o Cruzeiro sem máquina fotográfica parece um pecado do visitante. Quanto a capela em si, é a terceira construída no lugar das duas primeiras que ruíram. Como faz bastante tempo que subimos o serrote, não sabemos como se encontra a parte física da capela, se a mesma continua de porta fechada e quem tem a chave para visitas.

O cruzeiro fica logo na frente da capela e foi colocado ali como marco do século XIX para o século XX. É o segundo cruzeiro erguido no mesmo lugar do original.

A Capela de Santa Terezinha, a mulher que costumava jogar pétalas de flores no Santíssimo Sacramento durante as procissões, foi erguida em torno de 1915, como motivo de promessa do, então, sargento Antides. As duas primeiras capelas foram construídas com muita festa de trio de zabumba, feijoada para os trabalhadores e devotos carregando morro acima, material de construção.

Como chegar lá? Ao atravessar a ponte do Comércio, continua a caminhada sempre em frente, linha reta até a subida da colina e chegar às últimas casas da rua que encosta no sopé do serrote. Daí em diante entra-se por uma vereda que vai se alargando e ficando cada vez mais inclinada. Subindo e descansando, o turista atingirá o topo saindo bem ao lado direito do grande Cruzeiro. O restante fica por conta das emoções de cada um.

SERROTE DO CRUZEIRO E CAPELINHA NO TOPO, VISTOS Da BR-316, BAIRRO CAMOXINGA (FOTO: B. CHAGAS).

Pesquise sobre Santa Terezinha.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/santa-terezinha-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário