quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O ESCRIBA EGÍPCIO



O ESCRIBA EGÍPCIO
Clerisvaldo B. Chagas, 5 de dezembro de 2014
Crônica Nº 1. 318

Sobre a história do antigo Egito, sempre fomos, entre tantas riquezas culturais, atraídos pela simpática figura do escriba. Àquela escultura que representa o escrivão da época, atrai pelo talhe e detalhes de uma figura altiva, vivaz e charmosa, feita por um escultor tão capaz quanto o próprio escriba em sua profissão.
Muito embora essa palavra represente outras funções em outros setores como a religião, por exemplo, não deixa também de possuir uma sonoridade aos nossos ouvidos.
Graças ao escriba, pessoa educada nas letras, sabemos inúmeras coisas a respeito daquela civilização do rio Nilo. O escriba tanto usava escritas hieróglifas (ideogramas figurativos) e hieráticas (linguagem religiosa em papiro) como depois, a escrita Demótica (linguagem do cotidiano egípcio) e dena (aritmética).
Os filhos seguiam na mesma linha dos pais, que iam para a escola e quando entravam no serviço civil, herdavam suas posições.
O escriba era no Egito, pessoa muito importante e respeitada. Além de ser considerado parte da corte real, não tinha obrigação de pagar taxas ou se juntar às forças armadas. Outro privilégio dos escribas, era a dispensa de trabalho manual pesado, coisa das baixas classes.
Os escribas supervisionavam as construções de edifícios, enquanto documentavam atividades administrativas e econômicas. O que se contava pelo povo, sobre o próprio modo de ser dos habitantes e mesmo de fora, era registrado pelos escribas.
Vê-se, então, que esse dedicado e inteligente personagem, exercia muito mais funções do que o escritor de hoje. Porém, como já disse há muito, alguém, sobre os artistas: o governo deveria garantir a sobrevivência desses que criam e ornamentam o belo.
O escriba também tinha seus similares, assim como os atuais escritores das mais diferentes áreas têm os seus.
E se desde os tempos de estudante, admirávamos os escribas do antigo Egito, o respeito aumenta em cada retrospectiva feita.








Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/12/o-escriba-egipcio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário