sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

HISTORIANDO O COMÉRCIO DE SANTANA




HISTORIANDO O COMÉRCIO DE SANTANA
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de dezembro de 2014.
Crônica Nº 1.323
SANTANA ANTIGA. PRÉDIO E SOBRADO DO MEIO DA RUA.

Para nós, meninos e rapazinhos, nos últimos anos da época de 50, duas casas comerciais nos chamavam atenção e marcavam como fontes de novidades para as nossas pequenas compras. O armazém de Seu Marinho, secos e molhados, no prédio do meio da rua, defronte a Sapataria Ideal, e a Casa Imperial do senhor Pedro Cristino (Seu Piduca).
Seu Marinho, homem alto e forte viera da zona rural corrido das presepadas de Lampião. Seu armazém era muito sortido e o próprio Marinho Rodrigues despachava no balcão, junto à dona Prazerinha, sua esposa, e seu cunhado Rêguinho. O seu filho Clodolfo Rodrigues de Melo, amigo de Breno Accioly, estudou medicina e foi o primeiro médico da cidade. Possuíam imóveis rurais nos arredores de Santana do Ipanema. Desde o excelente charque e o bacalhau de primeira exibidos no balcão (que nós íamos tirando lascas com os dedos e comendo) até o arame farpado, bolachas e querosene eram vendidos no armazém. Ali era a nossa fonte de ximbras lisas e depois coloridas, expostas em frascos transparentes bocas largas, sentados no balcão. Seu Marinho fazia questão de meter a manzorra no gogó dos frascos e, creio que passavam somente os dedos grossos.
Já no outro estabelecimento, Casa Imperial, comprávamos também ximbras coloridas, belos pinhões, apitos de plástico rígido, ioiôs em variadas cores, canivetes e facas tipos salva-vidas. O proprietário, Seu Piduca, assim como Seu Marinho, era homem bem conceituado. Estatura abaixo da mediana, careca e usando óculos, Seu Piduca também possuía uma olaria na margem direita do rio Ipanema, vizinha a mais duas como as de Zé Cirilo e Eduardo Rita.
Marinho Rodrigues terminou cedendo terras na periferia de Santana onde foi construído um conjunto residencial (tipo casa de pombo) que leva o nome de Conjunto Marinho, até hoje, sem calçamento e esquecido completamente pelas autoridades. O hospital regional de Santana, também foi construído em terras da família, vizinho ao Conjunto Marinho e que leva o nome do Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo. Ainda vizinha aos dois, nas faldas da serra Aguda, está sendo construído um enorme conjunto residencial particular na antiga fazenda da família Rodrigues.
Assim as marcas físicas do passado vão desaparecendo e rebrotando no papel de quem se propõe a isso.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/12/historiando-o-comercio-de-santana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário