quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A BIBLIOTECA DO BARÃO



A BIBLIOTECA DO BARÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.481
Biblioteca Pública. Foto: (Alagoas Memorável (Patrimônio Arquitetônico).
Contemplando antigos casarões da minha terra, notamos a imponência arquitetônica dos tempos de vila. Pelo menos dois desses edifícios, construídos pelo coronel Manoel Rodrigues da Rocha, antes de 1920, funcionaram como biblioteca pública, na segunda metade do século vinte.
Sem levar em conta outros fatores que podem desgastar os livros, vem um velho costume de abrigá-los em casas enormes e antigas, muitas vezes caindo aos pedaços. A mesma ideia jericosa dos museus.
Esses prédios notáveis lembram também a minha época de estudante na capital e o centro histórico de Maceió onde se encontram a Assembleia Legislativa e o Sobrado do Barão. O Sobrado do Barão ainda funciona como biblioteca pública, batendo com o meu tempo estudantil. Saído do abrigo dos livros do interior a cargo de Nilza Marques, também encontrei muita ordem no Sobrado do Barão. Nada ali, porém, era melhor do que o comando da santanense, a não ser pela enorme quantidade de livros e o espaço. O que mais me chamava atenção, todavia, era o rigoroso silêncio de leitura no ambiente. Qualquer coisa a mais, ganhava um longo psiu da encarregada.
“Construção da primeira metade do século XIX, o sobrado hoje ocupado pela Biblioteca Pública está entre os mais representativos monumentos de arquitetura residencial do estado, composto por três andares, mais um mirante visível na frente. Sua característica é a sobriedade de estilo, ao molde português, com pavimento térreo marcado por cômodos de acesso independente e porta central que leva aos andares superiores, reservado à moradia da família. Nove janelas avarandadas com gradil de ferro preenchem a fachada da área residencial. Passou a ser conhecido por palácio a partir de 1859 por ter servido de hospedaria ao casal imperial, dom Pedro II e dona Tereza Cristina, em visita à Alagoas”.
Essas informações estão na publicação Alagoas Memorável (Patrimônio Arquitetônico) da Organização Arnon de Mello.
Entre recordações e cultura, o mês de agosto vai chegando ao fim.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/a-biblioteca-do-barao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário