domingo, 16 de agosto de 2015

FAZENDO SABÃO



FAZENDO SABÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de agosto de 2015
Crônica Nº 1.473

Imagem (Wikipédia).
Em Santana do Ipanema, Alagoas, a primeira rua da cidade, após a formação do quadro comercial, foi apelidada: Rua do Sebo. A denominação antiga sugeria uma fábrica de sabão, cuja matéria-prima teria sido o sebo de boi que ficava exposto por ali.
Entretanto, uma expressão chula vogava na metade do século passado. Falava-se em “fazer sabão”, no sentido de xumbregar, namorar no escuro, apalpar as partes íntimas. Da mesma maneira, falava-se da “peniqueira”, também nome deseducado, de baixo calão, ao se referir à empregada doméstica. O termo vem desde os tempos de Dom João VI no Brasil. De fato, referia-se às domésticas encarregadas de levar e jogar os penicos cheios, da realeza, nos monturos. Ainda na metade do século passado, essa função amplamente existia, pois, muitas residências, nem fossas possuíam. Tudo era jogado no monturo, no amplo quintal da casa repleto de mato de todos os tipos. A peniqueira também funcionava como uma espécie de prostituta doméstica, conquistada pelos patrões, filhos dos patrões e rapazes da rua. Diferente das prostitutas, dificilmente cobrava pela safadeza.

xxx

Fábricas continuam sendo atraídas pelo governo estadual. Elas vão ficando pelo litoral na dobradinha: Maceió, Marechal Deodoro ou Murici e Arapiraca: cimento, material elétrico, plástico, azulejos, biscoitos e várias outras, ainda. Ao sertão são entregues bodes, cabras, semente e risos. Interessante, não existe determinação para desenvolver o semiárido, nem de cima, nem dos “coronéis” da própria terra que insistem em manter o povo analfabeto, para não perderem a força do cabresto.
Até o leite de cabra que poderia abastecer os hospitais para pacientes sensíveis, vai ser transformado em sabão. Está aí o grande progresso conformista dos coronéis. Uma Sucupira novelesca digna de uma caprichada sertaneja. O sertão abandonado pelos próprios gestores só presta pra fazer sabão. Que coisa, meu Deus!



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/08/fazendo-sabao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário